Conheça o Concurso Nacional do Rabo de Galo que pretende impulsionar a cachaça no mercado internacional

Especialistas brasileiros estão pleiteando a inclusão do cocktail na lista da IBA – International Bartenders Association -, na qual todos os bartenders do mundo terão que conhecer e saber fazer a bebida à base de Cachaça

Um dos drinques mais famosos do mundo, sem dúvida, é a Caipirinha, o que para os brasileiros é um verdadeiro orgulho nacional. O Brasil, com seus mais de oito milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo o quinto maior país do mundo, reserva em suas terras fartas cultura de sobra para encantar aqueles que se interessarem em conhecê-la.

Há uma incrível diversidade para agradar todos os gostos. A Caipirinha é prova disso. Com seus 100 anos de história e já degustada por milhões de pessoas, atualmente compõe as melhores cartas de restaurantes renomados e sua receita tradicional está cravada na mente dos mais importantes bartenders.

Agora chegou a vez de o Brasil revelar para o mundo mais uma explosão de sabor e tradição com o drinque à base de cachaça mais consumido no país, o Rabo de Galo. 

Um movimento idealizado por Derivan Ferreira de Souza, conhecido como Mestre Derivan, uma das maiores referências na coquetelaria brasileira de todos os tempos e o renomado bartender Daniel Júlio, visa levar o Rabo de Galo a alçar vôos antes inimagináveis.

O objetivo é que este drinque seja o segundo coquetel brasileiro à base de cachaça a ser inserido na lista da IBA International Bartenders Association. Essa seleta lista conta com quase 100 coquetéis considerados os clássicos do mundo e tem como base diversos destilados.

O Brasil já consta nesta listagem com a Caipirinha, que é um drinque muito apreciado e conhecido no mundo, sendo a responsável pela disseminação do consumo de cachaça no mercado internacional.

“Queremos aumentar a presença brasileira nesta carta da IBA. Esta inclusão será uma nova jornada e um grande passo para a nossa coquetelaria e também para a cachaça”, explica Daniel Júlio.

Visando atrair os holofotes para que o Rabo de Galo seja enxergado pela International Bartenders Association como um drinque com extremo potencial para integrar a lista da instituição, o que irá impulsionar a utilização da cachaça na coquetelaria mundial, o Mestre Derivan, juntamente com Daniel Júlio, idealizou o Concurso Nacional de Rabo de Galo, o qual está em 2018 em sua segunda edição.

Neste ano, o evento acontecerá em 3 de dezembro, das 13h às 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, na Rua São Joaquim, 216, na Liberdade, em São Paulo.

Em 2017, o evento atraiu centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e seus variados sabores, sendo um verdadeiro sucesso.

O encontro reunirá bartenders e mixologistas de todo país que prepararão receitas inéditas da bebida e o público poderá degustar gratuitamente as cachaças Pardin, Ypióca, Weber Haus, Sebastiana, Matriarca, Wiba!, Tiê e Espírito de Minas, além de produtos Stock expostos no local.

“Temos o propósito de promover a cachaça e criar uma grande possibilidade de diversificação de seu uso em coquetéis. Para isso, vamos reunir um grande número de bartenders para uma festa de criações diversas e receitas exclusivas do Rabo de Galo, despertando o interesse das pessoas, em relação ao sabor da bebida e sua história”, comenta o Mestre Derivan.

O drinque Rabo de Galo é um patrimônio cultural do Brasil com 64 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas nos anos 50. A indústria queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos. No entanto, estes consumidores encantados pela cachaça não bebiam mais o vermute, mas apreciavam muito o “ouro líquido brasileiro”.

Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. Inclusive, a bebida era para ser chamada de cocktail, mas a ideia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês cocktail, que, em português, significa Rabo de Galo.

O Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica fixa de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir. Com essas nuances de preparo se tornou o drinque mais consumido pela boemia no país.

Drinque tão importante que nos meados dos anos 60 virou nome de livro, A Arte do Rabo de Galo, escrito por Luiz Lobo e Adour de Câmara, que retrata um pouco da arte de hospitalidade e serviço da época.

Na primeira edição do torneio, o vencedor foi o bartender Rafael Welbert, do Balaio IMS, apresentando sua receita Capixaba Cocktail, uma releitura do Rabo de Galo que combina um blend de cachaças, licor de jabuticaba com especiarias, vermute tinto e tintura de café robusta e você pode aprender a receita aqui ou nesse vídeo feito pela Bartender Store.

Quem são os organizadores

Mestre Derivan começou a estudar coquetelaria e bebidas alcoólicas aos 17 anos. Esteve à frente da direção da ABB – Associação Brasileira de Barmen – e dirigiu a IBA – Associação Internacional de Barmen – como vice presidente para América do Sul. Trabalhou atrás do balcão de prestigiados bares que marcam a noite paulistana, como o San Francisco Bay, Bistrô, Tanoeiro Bar, Esch Café. Atualmente é consultor de vários bares de prestígio.

Conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, como “O Barman do Ano, pela revista Veja SP, e o Prêmio Gula. Publicou cinco livros, sendo o mais recente “A Coquetelaria ao Alcance de Todos”. É um dos organizadores do Concurso Nacional de Rabo de Galo e do Concurso de Caipirinha Paulista no Mercadão de São Paulo para comemorar o centenário da Caipirinha.

Daniel Júlio já trabalhou como barman no Bar Número, nos Jardins, ao lado do Mestre Derivan, e atualmente está a frente do bar do Aragon Restaurante, também localizado nos Jardins. É um dos organizadores do Concurso Nacional de Rabo de Galo e do Concurso de Caipirinha Paulista no Mercadão de São Paulo para comemorar o centenário da Caipirinha.

Saiba Mais

II Concurso Nacional do Rabo de Galo

Data: 3 de Dezembro de 2018
Horário: das 13h às 20h
Local: Leques Brasil Hotel Escola – R. São Joaquim , 216 – Liberdade
Entrada gratuita (proibido para menores de 18 anos)
Informações para a imprensa – Notícia Expressa
Marcela Meira – [email protected] (19) 97146-1613

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!