A coquetelaria brasileira se prepara para dar adeus ao maior bartender de todos os tempos, Mestre Derivan de Souza.
Morreu na madrugada desta quinta (18), em Sesimbra, Portugal, o bartender Derivan Ferreira de Souza, (68 anos) mais conhecido simplesmente como Mestre Derivan, a maior referência da coquetelaria brasileira.
De acordo com a organização do Concurso Rabo de Galo, Derivan sofreu um mal súbito no apartamento em que estava hospedado. Foi socorrido pela equipe e levado ao Hospital de Setúbal, mas infelizmente não resistiu.
Mestre Derivan estava em plena campanha pela inserção do Rabo de Galo como segundo drink brasileiro a integrar o seleto grupo de drinks clássicos da IBA, International Bartender Association.
Vale lembrar que em 1995, era vice-presidente da ABB e foi até Hamburgo, na Alemanha, para fazer politica e incluir a Caipirinha como drink classico internacional da IBA.
Em 2020, Marco De la Roche recebeu Mestre Derivan, a figura mais importante da coquetelaria brasileira de todos os tempos para o último episódio do Bartalks.
Provavelmente Mestre Derivan é a pessoa que mais viveu a historia da coquetelaria brasileira. Isso mesmo, ele não conta a história dos outros, ele conta a história que viveu, que viu, que estava lá. Acompanhe esse papo riquíssimo sobre como a coquetelaria se desenvolveu nas últimas décadas, numa entrevista nunca dada pelo Mestre Derivan em toda sua carreira.
A notícia gerou repercussão enorme na comunidade de coquetelaria brasileira e portuguesa, e diversas homenagens estão sendo publicadas nas úiltimas horas.
O bartender carioca Alex Mesquita, publicou que o Mestre “levou a nossa coquetelaria brasileira muito longe, ajudou a popularizar a Caipirinha e agora o Rabo de Galo. Um grande conselheiro, homem maravilhoso, um grande amigo, vai deixar saudade. Agora, vira um imortal.”
De São Paulo, o bartender Jean Ponce disse que “só quem conheceu esse cara de perto, quem pode ouvir e beber junto, com ele, pelas mãos dele, pra entende quem foi e porque Derivan é Mestre. Perdemos a a pessoa física, mas ele deixa mais do que missões para nós na coquetelaria. Um grande ser humano, atleta de balcão, de longe, o nosso maior bartender brasileiro.”.
Tony Harion, bartender mineiro publicou: “caridoso, generoso, amigo, autêntico, resiliente, ativo, companheiro, polido, compreensivo, profissional, acolhedor, são as primeiras palavras que me passam pela cabeça quando eu penso no Mestre, seu terno branco sempre impecável e o sorriso sempre presente. Um verdadeiro gentleman, um cavalheiro como não se faz mais hoje em dia.”
Desde 2018, Derivan vem se dedicado a promover o drink Rabo de Galo de mero coadjuvante da coquetelaria brasileira a uma nova potência nos bares do Brasil e do mundo. E vem conseguindo apoio, cada vez mais bares se rendem à simples mistura de cachaça, vermute tinto e/ou Cynar.
Viajou por todos os cantos do Brasil organizando e promovendo o Concurso Rabo de Galo durante alguns anos e estava agora em tour européia. Portugal seria o primeiro de alguns dos países que receberiam eventos, concursos e masterclasses sobre o drink. E o mundo iria conhecer ainda mais sobre o drink.
Dessa forma, seria mais fácil pleitear a desejada vaga de drink da IBA. Agora, a missão é nossa.
Em 2024, Derivan de Souza faria 50 anos de balcão e deixa a esposa Marlice Maria e três filhos, dois deles bartenders, Danty e Douglas.
Quando recebermos novas informações sobre o velório e sepultamento, atualizaremos esta nota.
Que o Mestre Derivan faça uma boa passagem. Descanse em paz e obrigado por tudo.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!