Descubra algumas das grandes marcas de bebidas que foram criadas por bartenders de sucesso

Por muitos anos, bartenders se dedicam ao trabalho diário nos balcões em todo o mundo. Mas desde 2000, alguns desses bartenders escolheram trilhar um outro caminho, construindo do zero marcas que hoje são consumidas nos quatro cantos do mundo.

Simon Ford, Dre Masso, Jim Meehan e Giuseppe Gallo são exemplos internacionais. Aqui no Brasil temos algumas exemplos, entre eles Ale D’Agostino, Pablo Moya e Diego Dillon. Conheça mais sobre as marcas que cada um deles criou e saiba quais são consumidas no Brasil.

Ford’s Gin
Quando se trata da indústria de hospitalidade européia, Simon Ford esteve em todos os lugares. Como uma das principais vozes ativas da coquetelaria inglesa desde 1985, Ford viajou pelo mundo trabalhando e aprendendo com algumas das melhores marcas, bares e profissionais do planeta.

Ele liderou vários projetos de educação de bartenders por diferentes marcas, julgou competições globais de coquetéis e entregou seminários em conferências internacionais como: NY Food & Wine Festival, o Sydney Bar Show, London Cocktail Week, Tales of the Cocktail, e está desembarcando em São Paulo para o Bar Convent SP, onde na terça feira dia 6 apresentará uma palestra mais que especial, intitulada A ascensão da cultura de coquetelaria moderna – 35 anos de evolução do bartending.

Entrevista exclusiva com Simon Ford para o Mixology News em 2012

No Tales of the Cocktail, Simon Ford recebeu duas vezes o prêmio de melhor marca embaixador de marca por seu trabalho por Plymouth Gin.

Em 2012, querendo levar seus anos de experiência para a indústria, Ford co-fundou a empresa Startup Spirits The 86 Co. e criou o Fords Gin, (foto de capa) um gin no estilo london dry  com grande versatilidade para coquetéis. Desde 2019, Fords Gin foi adquirida pela Brown-Forman, e atualmente atua como diretor administrativo da marca.

No mês de Junho, Simon Ford estará em São Paulo para reforçar o lançamento de Fords Gin no mercado brasileiro.

Altos Tequila
Dre Masso já havia feito seu nome na cena de bares dos EUA, vencendo diversas competições de coquetéis por onde passou até chegar a Los Altos em Jalisco, México o país da Tequila.

Lá, ele encontrou Jesús Hernandez, mestre tequilero, que fez uma parceria com ele e Henry Besant, outro bartender de sucesso, para criar uma tequila não feita apenas “do jeito certo”, mas também capaz de para realizar seus sonhos como bartender: naturalmente suave, de alta qualidade, acessível e com um sabor capaz de brilhar através de coquetéis complexos com excelente sabor.Altos Tequila é uma marca do porfolio Pernod Ricard, presente no Brasil, e está disponível nos três estilos mais tradicionais: Prata, Reposado e Añejo.

Italicus

Giuseppe Gallo é um dos grandes bartenders europeus da geração de 2000 que renasceu a coquetelaria na Europa. É uma autoridade em bebidas italianas, desde vermutes, amari e licores locais. Por muitos anos, foi embaixador global de Martini para Bacardí e se dedicou nos últimos anos no desenvolvimento do Italicus, um rosolio italiano, bebida típica da realeza italiana, esquecida nos últimos séculos. A palavra “Rosolio” vem do latim “ros olis” algo como “orvalho da manhã”. Antes do aparecimento de vermouth  e amaro na Itália, Rosolio era a bebida principal apreciada pelo rei de Savoia e frequentemente serviu como “aperitivo di corte”. Gallo também lançou nos últimos anos o Americano, um vinho aperitivo, no estilo amaro-dolce. Infelizmente esse não é um produto disponível para o mercado brasileiro ainda.

Bank’s Rum
Jim Meehan é um dos nomes mais cultuados da cena norte-americana de coquetelaria. Jim Meehan também é jornalista e autor do PDT Cocktail Book e do Meehan”s Bartender Manual.

Você pode assistir aqui a “Serving Ourservels and Each Other”, palestra dele para a P[OUR] 2016.Desde 2010, Meehan atua como embaixador de Banks Rum, destilado premium misturado na Holanda a partir de diferentes destilados de países de origem que ele ajudou a desenvolver.

A marca recebeu o nome do explorador e botânico do século 18 Sir Joseph Banks. Os runs Banks são blends de mais de 20 rums de diferentes idades, incluindo destilados de Trinidad, Jamaica, Guiana, Barbados e Indonésia.

APTK Spirits
Ale D”Agostino é um dos fundadores e criadores das receitas da APTK Spirits, uma empresa que oferece receitas clássicas e autorais engarrafadas pelo seu criador, Ale D’Agostino e já possui mais de 30 rótulos disponíveis para o consumidor final.Alê é figura conhecida no cenário da coquetelaria no país, colunista da Revista Exame, consultor de bares e jurado de campeonatos de coquetelaria. Suas receitas criadas e engarrafadas em colaboração para diversos bares tem sido um grande diferencial da APTK nos últimos anos.

NIB Gin
Pablo Moya e Diego Dillon são dois flair bartenders paulistanos que já rodaram o mundo treinando e competindo em campeonatos de flair nos últimos 20 anos, além de juntos construirem uma das principais agências de eventos de bar do Brasil, a Flair Brasil.

Em 2019, a dupla lançou o primeiro new western dry gin brasileiro, Nib Gin. O gin é produzido em pequenos lotes e com 10 botânicos, infusionados separadamente e depois unidos. A empresa lançou na sequência o Nib Gin Pera, com infusão do extrato natural de pera e por fim o Nib Gin Ink, à base do gin original que recebe um último processo de infusão da flor “clitoria ternatea”.

Em 2023, a empresa lançou seu último produto, o Nib Bitter, um bitter aromático clássico com 40% de volume alcoólico e 150 ml.

Quais outras marcas de bebidas criadas por bartenders no Brasil e no mundo você conhece?

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!