Aprenda a receita do RJ 43, drink que levou o  bartender Igor Renovato à Madrid para disputar o título global do Licor 43.

O bartender carioca Igor Renovato, conquistou a etapa nacional do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2023 e está representando o Brasil na final mundial.

Inspirado na sobremesa típica brasileira Romeu e Julieta, o coquetel vencedor apresentado por Renovato, o “R&J 43”, fez uma releitura livre da clássica mistura de goiabada com queijo unida ao Licor 43 e café, com um toque de cachaça. A goiaba trouxe um leve frutado que se complementou bem com o café e o dulçor e o sabor característico do Licor 43.

“Logo que me inscrevi para o B&B Challenge tinha em mente criar um coquetel com toque de Brasil, que aliasse nossos hábitos do dia a dia aos sabores e situações, como pedir um café, uma sobremesa, ou um licor após uma refeição, que muitas vezes passam despercebidos. Assim veio a inspiração do Romeu e Julieta“ afirma Igor Renovato

Além do R&J 43, outros coquetéis que conquistaram os jurados foram o Fusión Tropical, do bartender Thiago Gomes (2º lugar) e Papi, do bartender Yuri Bittencourt, 3º colocado na etapa local.

Os quesitos para avaliação foram: a influência do Licor 43, a facilidade de preparação e reprodução, apresentação e execução, sabor e aroma, conhecimentos sobre café, além da ideia para a criação do coquetel.

aprenda a receita

RJ 43

25 ml Licor 43
20 ml cachaça prata
30 ml café coado duplo
15 ml geléia de goiaba
3 ml limão tahiti

Em uma coqueteleira com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e bata bem. Coe duplamente para um copo baixo com cubos de gelo e finalize com uma fatia de queijo curado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!