O bartender e ex barista André Caveagna, chefe de bar das casas Cosi e Caruso Lounge,(SP) irá representar o Brasil na final global do 43 Bartenders & Baristas Challenge 

A disputa que desafia profissionais dos dois balcões a criarem a melhor e mais criativa nova receita que combine Licor 43 e café no coquetel. O encontro acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e irá reunir alguns dos principais nomes da coquetelaria e do barismo mundial.

Depois de vencer a final brasileira com o coquetel La Fúria 43 – receita que leva Licor 43, café espresso, Jerez Amontillado, Brandi de Jerez, suco de limão, xarope de açúcar e cubos de abacaxi, o bartender paulista agora segue para disputar o título mundial com outros competidores de várias partes do mundo que também buscarão esse feito inédito na prova.

André, que superou mais de 200 inscritos na edição nacional, agora segue nos preparativos para enfrentar seus colegas de balcão – de bares e dos cafés,  em busca da nova receita mais criativa e o melhor storytelling por trás da criação para levar o bi campeonato mundial para o Brasil.

“Estou muito ansioso, fazendo a preparação em inglês e acertando a receita. Também estou olhando um pouco os ganhadores nacionais dos anos anteriores”, disse o bartender paulista que começou no ramo há 20 anos e também atuou quatro anos como barista durante o período.Vale lembrar que o Brasil é o atual campeão mundial da disputa, com a bartender de Natal, Thalita Freire Cacho, conquistando o ouro com o coquetel Tropicália, receita que leva suco de maracujá coado entre os ingredientes que se misturam ao Licor 43 e ao café. Thalita, como atual campeã da disputa, também segue para a Espanha, só que para participar como uma das juradas da grande final. 

A final global do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2022 acontece entre os dias 17 e 20 outubro, nas Ilhas Canárias – Espanha, e, retomando ao painel dos jurados está o holandês campeão de barismo, Marijin Gijsbers, que junto com a bartender e mixologista americana conhecida por criar a primeira competição de speed bartending feminina, a Speed Rack, Lynnette Marerro, e a brasileira atual campeã global, Thalita Freire, irão buscar o novo melhor e mais criativo coquetel que leve Licor 43 e café.

Como premiação e reconhecimento, o campeão global de 2022 vai receber uma bolsa com valor para auxiliar a investir em equipamentos profissionais e cursos para o desenvolvimento da carreira, além de se se juntar automaticamente para integrar o corpo de jurados da próxima edição e se tornar o mais novo Licor 43 Coffee Master – embaixador que irá acompanhar a marca nas principais feiras internacionais de 2023.

aprenda a receita

La Furia 43

25 ml licor 43 Original
25 ml café espresso
25 ml jerez Amontillado
30 ml brandy de Jerez
10 ml suco de limão
10 ml xarope de açúcar
5 cubos de abacaxi (45g)

Macere os cubos de abacaxi na coqueteleira, adicione os outros ingredientes, gelo e bata por 8 a 10 segundos. Faça uma coagem fina para servir em copo baixo previamente gelado e coloque um cubo de gelo grande. Para a guarnição, passe o açúcar cristal na meia fatia de abacaxi e caramelize.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!