Em setembro, Preto Cozinha comemora o Mês da Cachaça com drinques especiais, aulas temáticas e guest bartenders

Idealizada pelo chefe de bartender da casa, Christopher Carijó, a intensa programação do mês reúne bartenders, produtores e especialistas para exaltar o destilado nacional.

Valorizar os sabores brasileiros ⎼ em especial os típicos da Bahia ⎼ é a missão do Preto Cozinha, restaurante inaugurado recentemente em Pinheiros. No mês de setembro, essa vocação fica ainda mais evidente já que o endereço receberá uma intensa programação para homenagear outro clássico nacional: a cachaça.

Desde que abriu as portas, a casa demonstra um cuidado especial com a coquetelaria, assinada pelo bartender Christopher Carijó. E foi ele quem idealizou a celebração do Mês da Cachaça. “No dia 13 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Cachaça, mas ainda assim há quem insista que este é o mês do bourbon. Minha ideia foi propor um movimento de pura resistência ⎼ e também por isso ele tem tanto a ver com o Preto.”

Especialista no destilado de cana-de-açúcar, Carijó já participou de diversos campeonatos como jurado e foi, por dois anos, diretor da Confraria Paulista da Cachaça. Para este mês, ele desenvolveu uma carta temática para o Preto, com oito drinques à base de cachaça que ficarão disponíveis a partir de 1º de setembro.

Alguns dos coquetéis criados para a data são:

Tabaréu, (foto ao lado) um drinque gaseificado, feito com cachaça Princesa Isabel Corrupião, erva mate, limão galego, caramelo, hortelã e menta.

Tabaroa, drink gaseificado que leva cachaça Weber Haus Amburana, limão siciliano, vermute seco, Angostura Orange e xarope de amarena.

Galo Preto, elaborado com cachaça Serra das Almas branca com infusão de óleo de coco, Cynar, vermute tinto e um beiju de tapioca com manteiga de coco saborizada com laranja e pimenta de cheiro;

Goiabinha Sour, que combina cachaça Batista Carvalho, limão siciliano, goiabada artesanal, clara de ovo pasteurizada e goiaba desidratada.

agenda de setembro

Além das receitas especiais, o Preto receberá aulas com especialistas (todas gratuitas e abertas ao público sem necessidade de inscrição) e guest bartenders que irão servir coquetéis autorais preparados com cachaça.

Segunda-feira, 5/9, às 19h:
Projeto Ensina, com Felipe Jannuzzi, criador do Mapa da Cachaça. O tema da aula será: Despolarização da cachaça.

Quarta-feira, 7/9, às 20h:
Preto Convida a dupla de especialistas Isadora Fornari e Mauricio Maia, grandes referências quando o assunto é cachaça.

Segunda-feira, 12/9, às 19h:
Projeto Ensina, com Illan Oliveira, da Solution Distribuidora. Ele vai falar sobre a evolução do ramo de cachaça.

Quarta-feira, 14/9, às 20h:
Preto Convida com David Barreiro (embaixador da Yaguara) e Alysson Antenor (embaixador da Jägermeister).

Segunda-feira, 19/9, às 19h:
Projeto Ensina, com Chris Carijó, abordando o tema: como criar cartas de cachaça.

Quarta-feira, 21/9, às 20h
Preto Convida com Raul Dias (sócio do Gin Curia e chefe de bar do Tulum) e Renan Tarantino (do Sky Hall)

Segunda-feira, 26/9, às 19h
Projeto Ensina com os bartenders Filipe Brasil, Laércio Zulu, Thiago Nego e Chris Carijó. O time de especialistas vai falar sobre: Coquetelaria com cachaça.

Quarta-feira, 28/9, às 20h
Preto Convida com Chris Machado (head bartender do Atto Restaurante) e Juliane Paixão (do Lido Amici di Amici).

Sexta-feira, 30/9, às 19h
Preto Convida de encerramento do Mês da cachaça, com Milton Lima, presidente da Cúpula da Cachaça e embaixador da cachaça Pindorama.

Drinks com Cachaça

Carijó também mobilizou diversos bares para se juntarem a ele nesse movimento de enaltecer a cachaça: os endereços terão, durante o mês de setembro, receitas especiais preparadas com o destilado.

Entre os participantes estão Sky Hall, Tulum, bares da rede Cão Véio, Pensão Bar, Flora Bar, Lido Amici di Amici e bares chefiados por Laércio Zulu, como Boteco São Bento e São Conrado Bar e todos os bares do grupo Pirajá.
O público também está convidado a fortalecer o movimento usando a hashtag #mêsdacachaça.Sobre o Preto Cozinha:
O Preto trouxe a Pinheiros uma cozinha baiana que foge dos estereótipos usuais. O endereço é comandado pelo soteropolitano Rodrigo Freire, advogado e cozinheiro, que batizou a casa com seu apelido de infância.

Rua Fradique Coutinho, 276, Pinheiros
Funcionamento: Seg,/Qua/Qui, (12h às 23h) Terça: fechado. Sex /Sab (12h à 1h) Domingo (12h às 18h)
Instagram: @preto.cozinha
Mais informações: Lucas Terribli @maraberto.com

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!