Igor Renovato trouxe dendê para dentro do drink e levou o Concurso de Rabo de Galo no RJ.

Nesta segunda (30), o bartender Igor Renovato, chefe de bar do Garoa Bar Lounge, conquistou o campeonato do 1º Concurso Regional de Rabo de Galo do Rio, realizado no tradicional Galeto Sat’s, em Botafogo.

O evento contou com a participação de 30 competidores bartenders, onde cada um representava uma diferente destilaria carioca, e tinha como objetivo reinventar o tradicional clássico brasileiro a base de uma parte de cachaça e outra de vermute tinto ou cynar.

Igor, que representava a cachaça Sete Engenhos, de Quissamã, norte fluminense, se inspirou em suas tradições para sua receita: “O nome do drinque faz referência à esse butiquin na Lapa, o Esquina da Cachaça, e eu não poderia falar de Rabo de Galo no Rio sem destacar algum dos meus “butiquins de estimação” como diz o mestre Simas.”

Em segundo lugar ficou o bartender Cleiton Assunção, do Fairmont RJ e em terceiro lugar o bartender Rodolfo Werner. Já a campeã por equipes foi a Cachaça Magnífica.

Alguns jurados da competição são nomes de peso da coquetelaria brasileira como Jean Ponce, Jéssica Sanchez, William Barão e Thiago Teixeira.

Participaram da competição as cachaças Cachaça da Quinta, DrinkPindorama, Cachaça 7 Engenhos, Cachaça Colombina, Fazenda Soledade, Cachaça Itajoana, Cachaça Werneck, Cachaça Magnífica, Cachaça Guaraciaba, Cachaça Coqueiro, Porco Amigo Bar, Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Rio 40 Graus e Preciosa do Vale, além dos patrocinadores Ibraac, InovBev, Gaspar Cachaçaria, InterCity Hotels, Ice4Pros, Galeto Sat’s.

aprenda a receita

Rabo de Galo da Esquina

50 ml Cachaça 07 Engenhos Carvalho
30 ml vermute de dendê
15 ml cordial de gengibre

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e faça a técnica de throwing. Passe para um copo baixo com um cubo grande de gelo e finalize com um gomo de limão siciliano.

Como acompanhamento espete no palito, um mix de petiscos de butiquim: azeitona, queijo coalho e salame.

Igor explica a receita: “A ideia foi tentar manter a linha de sabor do Rabo de Galo tradicional. Basicamente cachaça + vermute adicionando um toque cítrico, fresco e levemente picante do cordial de gengibre. O gengibre eu usei também em referência à batida de gengibre que é o “drink” que mais vende no Esquina.”

Por sua vez, o Dendê: “que conferiu leve dulçor e um condimentado no drink – é uma referência ao nordeste brasileiro e a brigada de atendentes e garçons do Esquina, que é composta majoritariamente por nordestinos.”

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!