4 dicas para dar um toque especial no seu G&T durante esse Outono e de quebra 4 receitas para preparar no fim de semana.

Cada vez mais espremido (e esquecido) pelas opostas estações do Verão e do Inverno, muitas vezes o Outono tem se tornado um coadjuvante nas nossas vidas.

A estação que começou no dia 20 de março e se estende até 21 de junho tem como características a queda gradativa de temperatura, dias mais curtos e noites mais longas, maiores chances de nevoeiros e redução das chuvas pelo país.

Aqui vão algumas dicas do editor do Mixology News, Marco De la Roche, para dar um toque especial no drink mais fácil e desejado dos últimos outonos, acompanhe:

Tempere seu gin

É isso mesmo, adicione temperos e sabores inusitados aos seu destilado preferido. De acordo com Marco, o Outono é propício para experimentar diferentes nuances de sabor em um gin.

“No Verão, minha sugestão seria deixar o gin no freezer ou na geladeira e consumir ele o mais gelado possível. Já no Outono, o destilado pode ficar paradinho no armário ou na prateleira de casa, com algumas ervas ou especiarias curtindo até o fim de semana chegar. Por ex, para o seu gin preferido, experimente colocar 1 rama de canela, 3 bagas de cardamomo e 2 fatias de gengibre e deixe descansar por 2 dias. Na sequência, retire as especiarias e pronto. Um sabor suave e sutil de outono na sua garrafa.”

Para a estação, eu sugiro arriscar em sabores como canela, baunilha, pistache, erva doce ou camomila.

Receita #1 – Outono 

60 ml de gin com infusão de canela, cardamomo e gengibre
150 ml de água tônica de sua preferência (bem gelada)

Em uma taça com cubos de gelo, coloque o gin e em seguida a água tônica. Mexa levemente. Finalize com uma rama de canela e uma fatia de gengibre. Sirva sem canudo.

Florais ou Herbais?

Vá a feira, mas tenha paciência. Nas feiras de rua ou bons hortifrutis pelo país você consegue uma gama de ingredientes frescos que com certeza vão surpreender seus convidados. Mas, não se esqueça, sempre, menos é mais. Tome cuidado com o excesso de sabores que podem confundir seu G&T.

“Ao usar uma fruta como maçã ou pera, use no máximo outro sabor floral ou herbal. Traga equilíbrio à receita, ao invés de confusão sensorial.”
afirma De la Roche.

Gin Tônica com frutas, raízes, flores, bitter e ervas tudo junto está mais do que fora de estação. “Escolha um bom gin, estude um pouquinho seus botânicos, e dê a oportunidade deles brilharem na receita. Porque na verdade, muito ajuda quem não atrapalha” conclui.

Receita #2 – Outono 

60 ml de gin com infusão de alecrim e pera (48h)
150 ml de água tônica de sua preferência (bem gelada)

Em uma taça com cubos de gelo, coloque o gin e em seguida a água tônica. Mexa levemente. Finalize com uma fatia de pera fresca e um ramo de alecrim. Sirva sem canudo.

Dê chance aos nacionais

Marcas importadas de qualidade não faltam no mercado. Agora, ainda é novidade para muitos brasileiros o quanto as marcas nacionais podem oferecer alta qualidade a um custo benefício muito interessante.

Então, ao invés de comprar pela enésima vez um gin inglês cansado, experimente os sabores nacionais do Gin Verve (SC), Yvy (BH) ou ainda Amazzoni (RJ). Marcas premiadas internacionalmente e que você vai se surpreender.

Receita #3 – Outono 

60 ml de gin (48h)
150 ml de água tônica de sua preferência (bem gelada)
1 fatia de limão tahiti
2 fatias de caju fresco

Em uma taça com cubos de gelo, coloque o gin e em seguida a água tônica. Mexa levemente. Finalize com uma fatia de limão tahiti e duas fatia de caju fresco. Sirva sem canudo.

Descomplicados e Inusitados

Se engana quem acha que o Gin Tônica precisa ser sempre harmonizado com sabores fáceis e comuns. Para quem não é fã dos cítricos e adocicados de sempre, existe um caminho pro teu paladar. Essa receita combina o melhor do Dry Martini com o Gin Tônica.

“A nota salgada e untuosa do azeitona combina lindamente com a carbonatação e amargor da água tônica. É uma escolha elegante e que vai surpreender muito os paladares mais secos.” explica De la Roche.

Receita #4 – Outono 

60 ml de gin (48h)
150 ml de água tônica de sua preferência (bem gelada)
2 fatias de limão siciliano
1 azeitona verde siciliana em conserva

Em uma taça com cubos de gelo, coloque o gin e em seguida a água tônica. Mexa levemente. Finalize com duas fatias de limão siciliano e uma azeitona siciliana espetada por cima do drink. Sirva sem canudo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!