No último mês, bartenders do sul do Brasil concorreram ao prêmio do Verve Cocktail Challenge 2023. Separamos para você as 3 receitas vencedoras para que possa preparar na sua casa

Verve Cocktail Challenge, promovido pela marca catarinense, uniu mais de trinta bartenders competidores e quase cem pessoas no Mercado Sehat, no Campeche.

A última etapa da competição consistia em criar um drink autoral e foi aí que  Andressa Romão (SisterHigh), do Bere Birra Forneria, se sagrou vencedora, tendo como vice-campeão Matheus Pires, do Delfino 146 e em terceiro Vinicius Laurentino, do Tarsila Bar.

Quer aprender a preparar as três receitas? Acompanhe abaixo.

Para Tom Oliveira, mixologista da Destilaria Verve: “Eu vejo os bartenders cada vez mais utilizando insumos brasileiros e regionais em suas criações, e o campeonato foi um reflexo disso. A Verve veio pra complementar esse cenário com aromas e sabores da serra catarinense, e ver os bartenders se identificando com os produtos e aplicando em suas receitas é gratificante e serve de inspiração para continuarmos e buscar sempre melhorar.”

Camila Dall’Agnol, da Destilaria Verve complementa: “É muito gratificante ver todos os produtos da Verve sendo utilizados de forma extremamente versátil, em diferentes combinações. Quando pensamos em montar uma destilaria de gin, sempre foi sobre dar possibilidade para que as pessoas pudessem criar o que quisessem, da maneira que quisesse. Ver as receitas premiadas nos valida que estamos no caminho.”

1º Colocada

Paixão de primavera

50 ml Verve Vodka
25 ml Fernet Andino San Basile
10 ml suco de limão siciliano
Completar com soda de maracujá com água de coco

Soda feita no sistema Preshh
200ml água de coco
50ml xarope de açúcar 1:1
1 bailarina de pó de maracujá Fruto Seco

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque Verve Vodka, Fernet Andino, limão siciliano e bata bem. Coe para um copo longo com cubos de gelo e finalize com a soda de maracujá com água de coco. Finalize com maracujá desidratado da Fruto Seco e sirva imediatamente sem canudo.

A bartender Andressa Romão é paulistana e atualmente está a frente do Bere Birra Forneria, em Florianópolis. Mais conhecida como SisterHigh, foi uma das poucas mulheres bartenders que encararam o desafio das sete etapas e se consagrou como campeã do primeiro Verve Cocktail Challenge.

2º Colocado

Esfenopalatino Ganglioneuralgia

40 ml  Verve gin
15 ml vermouth tinto San Basile
15 ml triple sec San Basile
7,5 ml Fernet Andino
2 dash bitter de laranja

Em um mixing glass previamente gelada adicione os ingredientes e bastante gelo. Misture por 10 a 12 segundos e sirva em uma taça coupe previamente gelada. Finalize com um twist de laranja Bahia.

Gaúcho criado em Florianópolis, Matheus ingressou no mundo da coquetelaria com 18 anos atuando em um restaurante da família. Se especializou com cursos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e trabalhou em eventos junto com João Mariano, da Flambar. Em 2017 se tornou chefe de bar em uma rede de hamburgueria e atualmente está no restaurante Delfino 146 em Florianópolis.

3º Colocado

Bem me quer

40 ml Verve gin
20 ml licor Alkermes
10 ml tintura de chá Earl Grey
100 soda de laranja com gengibre

Em um copo longo com gelo, adicione o Gin, licor alkermes e a tintura. Depois finalize com a soda. Mexa pra misturar os ingredientes e decore com a toranja desidratada e o ramo de tomilho por cima.

Vinícius Laurentino, criador e sócio proprietário do Tarsila Bar, conta com uma experiência de mais 14 anos na área atuando como bartender e mixologista. Nerd, pai de pets, o recifense mora em Floripa desde 2011, cidade pela qual se apaixonou e pretende nunca deixá-la. Com formação profissional de sommelier, é um verdadeiro aficionado por tudo que envolva bebidas, gastronomia e charutos.

Sobre a Verve

Verve Destilaria é uma destilaria da serra catarinense, mais especificamente São Bento do Sul e
busca na região serrana de mata atlântica a inspiração para desenvolver destilados de alta qualidade.
Verve significa vivacidade, sentimento de energia ou vigor, entusiasmo e inspiração.

Raridade na cena etílica do país, a Verve tem à frente dos negócios Camila Dall’Agnol, uma das poucas mulheres empresárias da indústria de bebidas no Brasil. A marca trouxe para dentro do time o experiente bartender paulistano Tom Oliveira, que como embaixador cria receitas e realiza treinamentos por diversas cidades no país.A Destilaria possui atualmente três produtos no mercado: Verve Gin, um gin no estilo london dry com botânicos tradicionais e alta qualidade. A Verve Vodka, já comum nos bares catarinenses, tem tripla destilação e uma nota mineral e refrescante. Já o Verve Negroni é um coquetel pronto para consumo, seguindo a tradicional receita italiana, com perfil herbal, adocicado e levemente amargo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!