Processo disruptivo une master distiller e Inteligência Artificial para criar o primeiro whisky produzido no mundo deste tipo

A destilaria sueca Mackmyra, em parceria com a Thoughtworks, desenvolveu o Mackmyra Intelligens: o primeiro whisky gerado por (IA) inteligência artificial no mundo, segundo a própria empresa global de tecnologia.

O modelo construído reuniu dados de receitas anteriores, notas de degustação, avaliações de especialistas e informações do barril; a partir daí, a equipe desenvolveu uma receita com mais rapidez do que seria possível manualmente e encontrou novas combinações; na sequência as receitas potenciais foram avaliadas e posteriormente ajustadas com base na chegada de um master distiller especialista da Mackmyra até que chegasse à “receita perfeita”.Numa indústria em que a tradição está profundamente enraizada, a experiência humana é essencial, as técnicas de mil anos encontraram com a tecnologia avançada do século 21.

A especialista em destilação da Mackmyra, Angela D”Orazio, disse: “Vemos a IA como parte do nosso desenvolvimento digital e é realmente empolgante permitir que a IA complemente a arte de produzir whisky de alta qualidade.”

Inteligência Artificial e tradição no whisky

A Thoughtworks usou dados de receitas anteriores, notas de degustação, avaliações de receitas anteriores, avaliações de especialistas, avaliações de clientes e informações sobre os tonéis – classificações internas, tipos de tonéis, estágios de enchimento, volumes e teores alcoólicos – para fazer o modelo de IA entender o que é o whisky da Mackmyra.Em seguida, a empresa criou uma estrutura que pudesse inovar nesse espaço, criando novos whiskies que são únicos, mas, em última análise, têm um sabor excelente.

Isso não apenas foi mais rápido do que uma pessoa realizando o processo manualmente, mas, graças à capacidade do algoritmo de analisar e calcular uma vasta quantidade de dados, novas e inovadoras combinações que de outra forma nunca teriam sido consideradas puderam ser encontradas.

O trabalho de um master distiller não está em risco.

Angela D’Orazio ainda conclui: “Embora a receita do destilado  tenha sido criada pela IA, ainda nos beneficiamos da experiência e conhecimento de uma pessoa. Acreditamos que o whisky é gerado por IA, mas curado por humanos. Em última análise, a decisão é tomada por uma pessoa.”

O destilado pode ser comprado neste link aqui pelo valor de 70€, aproximadamente 370 reais.

A Catedral do Whisky fica no Brasil e você pode visitá-la

o produto

Mackmyra Intelligens

Pot. Alcoólica: 46,1%
Notas: Frutado e Picante
Volume: 700 ml
País: Suécia

Este whisky é frutado, tem notas de caramelo, baunilha, pêssego, maçã, pimenta branca e carvalho levemente cozido.

É o primeiro whisky do mundo criado por inteligência artificial. O algoritmo de IA disponibilizou 70 milhões de receitas avaliando notas de degustação, avaliações de consumidores e especialistas, tipos de barris, concentração, planilhas de vendas e outros dados. A master blender de Mackmyra Angela D’Orazio escolheu 5 deles mais promissores, e um deles se tornou Mackmyra Intelligens.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!