Podcast Uma Dose de História é projeto de Rafael Mariachi e Mestre Derivan. O episódio inaugural traz o último bate papo gravado com a lenda da coquetelaria brasileira.

Resgatar e registrar parte da história da memória da coquetelaria e bohemia paulistana é o objetivo do podcast Uma Dose de História, que tem Rafael Mariachi como produtor e entrevistador.

Para essa tarefa, teria como co-host Mestre Derivan, maior bartender brasileiro de todos os tempos. Mas o destino não quis que assim fosse e duas semanas após a gravação deste episódio, Derivan veio a falecer. Temos então o último registro em entrevista do Mestre Derivan, ainda inédito.

Nos próximos episódios, Rafael Mariachi trará outros bartenders que fizeram história e que viveram a história da coquetelaria para conversar.

Sobre a vontade de realizar o projeto, Mariachi explica: “Sou boêmio desde os 14 anos quando era promoter de matinê. Desde então conheci figuras emblemáticas que ficaram famosas ou caíram no esquecimento pela falta de registro das histórias do setor. Uma dose de história é a minha pequena contribuição para que possamos contar a história de personagens que ainda vivem e que trazem relatos dramáticos, engraçados e surreais que só poderiam acontecer em uma mesa ou balcão de bar.

assista o episódio 0

O legado do Mestre Derivan

Morreu em 18 de maio, em Sesimbra, Portugal, o bartender Derivan Ferreira de Souza, (68 anos) mais conhecido como Mestre Derivan, a maior referência da coquetelaria brasileira.

De acordo com a organização do Concurso Rabo de Galo, Derivan sofreu um mal súbito no apartamento em que estava hospedado. Foi socorrido pela equipe e levado ao Hospital de Setúbal, mas infelizmente não resistiu.

Mestre Derivan estava em plena campanha pela inserção do Rabo de Galo como segundo drink brasileiro a integrar o seleto grupo de drinks clássicos da IBA, International Bartender Association.

Vale lembrar que em 1995, era vice-presidente da ABB e foi até Hamburgo, na Alemanha, para fazer politica e incluir a Caipirinha como drink classico internacional da IBA.

apoie o podcast

AMZ Tropical Gin é uma das marcas que estão apoiando a realização do podcast Uma Dose de História.

Quer patrocinar o podcast? Manda um email para [email protected]

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!