Um dia especial para celebrar a sua paixão pelo gin. Descubra quatro drinks com Fords Gin para você preparar neste sábado, 10 de junho.

Neste fim de semana centenas de bares em vários paises terão eventos, degustações e drinks especiais por conta da comemoração da data que saiu do interior da Inglaterra para o mundo inteiro. Conheça mais sobre o World Gin Day.

O que é o World Gin Day?

Todo segundo sábado de junho é comemorado o World Gin Day. Essa data marca e celebra a cultura centenária de uma das bebidas mais importantes para a história da coquetelaria, o gin.

Esse ano, acontece no dia 10 de junho e em centenas de bares por todo o mundo, milhares de pessoas brindarão com drinks preparados por bartenders comemorando essa paixão em comum.

Não há um ritual em especial, embora algumas cidades preparem seus próprios Festivais, – São Paulo mesmo já teve o seu evento World Gin Day – mas apenas a vontade de aproveitar uma noite com drinks à base de gin.

Como surgiu o World Gin Day?

Essa data surgiu sem grande compromisso por Neil Houston, morador de Birminghan, Inglaterra, em 2009. No ano seguinte, a data viajou para Londres em  2010 sob supervisão de Emma Stokes e seguiu no Reino Unido até 2013, quando passou a ser comemorada também em Houston, EUA.

Atualmente, a maioria das capitais do mundo reconhecem o dia e fazem alguma atividade para expressar seu amor pelo gin. Dessa forma, também funciona como uma porta de entrada para quem quer experimentar o típico destilado inglês.

Como participar do World Gin Day?

Olha, você pode pegar um avião e ir algum Gin Festival que acontecerá em cidades como Londres, Nova York, Sidney, Madrid, entre outras, mas se esse não for o seu caso, você pode visitar algum bar especializado em gins e provar alguns drinks centenários ou ainda fazer uma degustação de diferentes tipos de gin.

Mas se preferir trazer o pessoal para a sua casa e tocar o bar como um grande bartender, vamos te ajudar. Você precisa de poucos ingredientes e muita vontade para preparar quatro dos drinks clássicos mais conhecidos no mundo.

Com a ajuda de Simon Ford, bartender inglês e criador do Fords Gin e de Junior Oliveira, embaixador de Fords Gin para o Brasil, selecionamos algumas receitas com diferentes perfís de sabor para você aprender  e curtir esse fim de semana.

Jasmine

45 ml de Fords Gin
7.5 ml de bitter italiano
7.5 ml de triple sec
22.5 ml de limão siciliano

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente por aproximadamente 10 segundos. Coe para uma taça coupe previamente gelada e finalize com um zest de limão siciliano.

Paul Harrington criou o Jasmine por um capricho em uma noite de 1993 no Townhouse, um restaurante tranquilo do outro lado da baía de São Francisco, EUA. Alguns anos depois, Harrington trocou o bar pela arquitetura e não pensou muito mais em drinks.

Bramble

60 ml de Fords Gin
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar
15 ml de licor de amora

Em uma coqueteleira com gelo bata os três primeiros ingredientes e sirva em um copo baixo com gelo picado. Por fim, despeje o licor de amora por cima e finalize com uma fatia de limão siciliano ou amoras frescas. Sirva com canudo pequeno.

O Bramble, inventado em 1984 pela lenda dos bares londrinos Dick Bradsell, é um dos poucos drinks que podemos chamar de um “clássico moderno”. Um dos fundadores da cena de coquetéis de Londres, Bradsell criou esse cruzamento entre um cobbler e um gin sour enquanto trabalhava no clube de Fred, no Soho.

southside

60 ml Fords Gin
15 ml suco de limão
15 ml xarope de açúcar simples
8 folhas de hortelã

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes e bata bem sem gelo. Acrescente os cubos de gelo e bata novamente. Coe para uma taça coupe previamente gelada e finalize com uma folha de hortelã.

A história intrigante do drink nos leva ao período da proibição norte-americana e a gangue de Al Capone, que contrabandeava gin, naturalmente de baixa qualidade, que era pouco saboroso. Então, inventar maneiras de beber era o objetivo. Daí surge o Southside, que aparentemente nasceu no lado sul de Chicago e se popularizou em NY.

Bee’s Knees

60 ml Fords Gin
25 ml xarope de mel simples
25 ml suco de limão siciliano

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, bata todos os ingredientes vigorosamente. Coe para uma taça coupe previamente gelada e sirva imediatamente.

Mais um drink que remete ao período da Lei Seca Americana, o Bee’s Knees é uma deliciosa combinação de um clássico sour, destilado base, cítrico e dulçor. O drink é creditado ao bartender Frank Meier, um austríaco que trabalhou no Hotel Ritz Paris por volta de 1920, mas o primeiro registro da receita aparece em 1934, no San Francisco Bartender’s Manual escrito por Bill Boothby’s .

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!