Dick Bradsell, mestre da coquetelaria contemporânea

dick_bradsell_2Dick Bradsell sempre foi reconhecido como um dos mais inventivos bartenders londrino das últimas décadas, tendo iniciado sua trajetória nos bares da capital inglesa próximo aos vinte anos, no lendário Zanzibar Club, no fim dos anos 1970. Se encantou ao receber do proprietário do local uma cópia do The Fine Art of Mixing Drinks, de David Embury, 1948.

O mestre foi uma influência constante na comunidade de bartenders inglesa, tendo trabalhado por muitos anos com Tony Conigliaro, a quem dizia ser impressionante a capacidade de fazer as coisas mais fáceis se tornarem excelentes.

Em sua trajetória, teve seus próprios bares, como o Fred’s Club, no início dos anos 80’s e criou frases célebres como a que explica o consumidor inglês.

– Clientes ingleses não reclamam, simplesmente não retornam.

Na lista dos 100 melhores coquetéis do mundo, de Difford’s Guide, ele possui duas receitas, algo que é definitivamente para poucos.

Bramble

A receita mais famosa criada por Bradsell é sem dúvida nenhuma o Bramble, criado em 1984.

60 ml de london dry gin
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar
15 ml de licor de amora

Em uma coqueteleira com gelo bata os três primeiros ingredientes e sirva em um copo baixo com gelo picado.
Por fim, despeje o licor de amora por cima e finalize com uma fatia de limão siciliano e uma amora fresca. Sirva com canudo pequeno.

No vídeo abaixo, o próprio Dick Bradsell explica para você como preparar seu clássico.

Espresso Martini

espresso martini

O Espresso Martini foi criado por Dick Bradsell no ano de 1983, no Hotel Soho Brasserie de Londres para uma cliente que pediu um drinque que “a acordasse e a detonasse” e combina com simplicidade ingredientes saborosos.

60 ml de vodka Wiborowa (de acordo com o criador)
30 ml de espresso
15 ml de licor de café
7,5 ml de xarope de açúcar

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e coe duplamente em uma taça martini. Finalize com três grãos de café e sirva imediatamente.

Veja o próprio Dick preparando seu Espresso Martini aqui.

Mais atual do que nunca, ficamos com a frase do mestre que deveria inspirar as novas gerações:

“Você sempre tem que tentar alcançar a perfeição em bartending, isso não acontece simplesmente, você tem que fazer o esforço para chegar lá.

RIP Dick Bradsell

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!