Simon Ford, um dos maiores nomes da coquetelaria londrina vem ao Brasil para lançamento do seu gin, palestra no BCB SP e guest bartender

Na semana que vem, o Brasil receberá inúmeras personalidades da cena global de coquetelaria e uma das mais aguardadas é sem dúvida Simon Ford, uma lenda dos bares londrinos, o berço do mixologia moderna.

Quando se trata da indústria de hospitalidade européia, Simon esteve em todos os lugares. Como uma das principais vozes ativas da coquetelaria inglesa desde 1985, Ford viajou pelo mundo trabalhando e aprendendo com algumas das melhores marcas, bares e profissionais do planeta.

Em uma agenda cheia de atividades, Simon está garantido como palestrante do Bar Convent SP, além de estar à frente do time que reforçará o lançamento de Fords Gin no mercado brasileiro. Descubra abaixo mais o porque sua visita é tão aguardada.

Início da Carreira
Simon ganhou reconhecimento internacional em 2002, quando se uniu com Jake Kempston para abrir o Kobe, bar de coquetéis em Brighton (Reino Unido), reconhecido como “Top 10 Cocktail Bar no Reino Unido” “Great Cocktail Bar of the World”. Com o passar dos anos, desenvolveu sua carreira em grandes empresas do setor e foi presidente, de 2010 a 2016, do anual Tales of the Cocktail’s Spirited Awards.

O então bartender foi trabalhar na indústria de bebidas e por lá ficou por mais de duas décadas. Antes de lançar a 86 Co., Simon era um embaixador de Plymouth Gin, marca premiada que lhe rendeu títulos pelo seu trabalho.Ele liderou vários projetos de educação de bartenders por diferentes marcas, julgou competições globais de coquetéis e entregou seminários em conferências internacionais como: NY Food & Wine Festival, o Sydney Bar Show, London Cocktail Week, Tales of the Cocktail entre outros. Além disso, ainda escrever para veículos como Liquor.com e esteve presente em matérias da Forbes, The New York Times e Wall Street Journal.

No Tales of the Cocktail, Simon Ford recebeu dois prêmios importantes na sua carreira:

2009 Tales of the Cocktail Spirited Award for Best US Brand Ambassador
2007 Tales of the Cocktail Spirited Award for Best International Brand Ambassador

Em 2012, querendo levar seus anos de experiência para a indústria, Ford co-fundou a empresa Startup Spirits The 86 Co. e criou o Fords Gin, (foto de capa) um gin no estilo london dry  com grande versatilidade para coquetéis. Desde 2019, Fords Gin foi adquirida pela Brown-Forman, e atualmente atua como diretor administrativo da marca.

Palestra no BCBSP 2023

Simon Ford é uma das presenças amais aguardadas no palco do BCB SP.
Sua palestra no Bar Convent SP  será realizada no dia 06/06, terça feira, na Arena de Conteúdo, com um tema mais que especial, intitulada: A ascensão da cultura de coquetelaria moderna – 35 anos de evolução do bartending.

Ele também estará no stand da Brown-Forman (stand A50) em alguns períodos, servindo Fords Gin e conversando com os visitantes.

Além disso, Simon dividirá a barra com Martim Smith-Mattsson, o embaixador do Fords Gin nos EUA e a equipe do Guilhotina Bar, em um Guest Bartender único no dia 7 de junho, a partir das 21h.

mas porque provar Fords gin?

Em 2012, Ford co-fundou a empresa Startup Spirits The 86 Co. e criou o Fords Gin, um gin no estilo london dry, com 45% de volume alcoólico com grande versatilidade para coquetéis. Desde 2019, Fords Gin foi adquirida pela Brown-Forman, e atualmente atua como diretor administrativo da marca.

Os botânicos vem de diferentes lugares no mundo. O zimbro vem da Itália, o coentro da Romênia, o limão da Espanha,a casca de laranja do Haiti e a casca de grapefruit da Turquia. O jasmim vem da China, a angélica da Polônia, enquanto a raíz de líria vem dos Marrocos e a cassia da Indonésia.

De acordo com Simon “Meu trabalho foi conceituar a receita, que eu fiz usando o maior número possível de bartenders amigos para obter informações e orientações. Charles criou os gins e depois voltei com os bartenders envolvidos. Testamos cada lote feito, que foi continuamente refinado, até encontrarmos uma receita que sentimos ser um gin versátil e ótimo para fazer drinks. Criamos um London Dry gin bem clássico na era moderna da coquetelaria, usando botânicos com sabores que complementam os ingredientes frequentemente usados em coquetéis.”

Flavor Map criado para Fords Gin

Simon ainda acrescenta: “Por exemplo, na receita de Fords Gin, usamos botânicos que complementam o limão cítrico utilizando coentro e grapefruit. Mas tambémcomplementamos o cítrico dos limões utilizando ingredientes como Angelica, laranja e, claro, zimbro. Também gastamos tempo para extrair uma boa quantidade de óleos essenciais dos botânicos para criar viscosidade para complementar os coquetéis, principalmente bebidas mexidas como os Martinis. Acho que o gin é um destilado único por excelência e o Fords Gin é essencialmente um gin feito para celebrar bons coquetéis.

Entrevista exclusiva com Simon Ford para o Mixology News em 2012

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!