O bartender paulistano foi convidado pela Jack Daniels para julgar a mais importante competição do La Coctelera Festival 2023.

.
O ano já começou quente para a coquetelaria sulamericana. 

Nos dias 11 e 12 do mês passado, aconteceu a oitava edição do La Coctelera Festival, que anualmente reune a comunidade de bartenders do Chile com o intuito de fomentar a cultura em mixologia e consumo responsável.

Raul Dias, figura conhecida da cena de coquetelaria no Brasil foi acompanhar de perto o evento. Atuando há 6 anos nos bares paulistanos e atualmente chefe de bar do Candy SP além de deter alguns prêmios no currículo (entre eles a 2° edição do Tennessee Calling Brasil 2019), Dias foi convidado pela Brown-Forman, empresa dona da marca Jack Daniel ‘s para representar o Brasil como júri no La Coctelera Festival.

“Foi uma experiência desafiadora, ainda mais por estar em outro país, vivenciando outra língua, paladar e estilo de trabalho” afirma o mixologista.

Jack Cocktail Circus

O La Cocteleria Festival foi marcado pela Jack Cocktail Circus, uma grande tenda armada pela Jack Daniels para inúmeras atividades, entre palestras, degustações e masterclasses com especialistas da mixologia.

Durante o evento, Jack Daniel’s realizou masterclasses para convidados importantes do setor. Gustavo Vocke, embaixador de Jack para Am. Latina apresentou “Não é Bourbon, Não é Scotch, É JACK”, história, produção e degustação do portfólio composto por Old No. 7, os sabores Jack Honey, Jack Apple, Jack Fire e também sobre os rótulos super premium, Gentleman Jack e Jack Daniel’s Single Barrel.

Raul Dias também marcou presença no stand da Jack Daniel ‘s, surpreendendo a todos com o coquetel The Patsy Cocktail. “Foram dois dias de masterclasses e duas experiências muito distintas, pois sempre falei para bartenders mas para o público final foi a primeira vez. Para ambos eu pude demonstrar o conceito e o porquê do meu drink ter sido premiado. Foi muito gratificante participar e vivenciar Jack Daniel ‘s no festival, que é um estilo de vida, e ver tantas pessoas curtindo e reproduzindo algo que foi criado por você, foi inesquecível”, conta Raul.

torneio de equipes

Nestes dois dias, o evento realizou o Torneio de Equipos de Barra, uma competição entre grupos de bartenders para criar uma receita a partir de ingredientes totalmente desconhecidos até o momento e que teve Raul como um dos jurados.

“Com certeza foi uma das experiências mais incríveis da minha carreira. Ter a oportunidade de experimentar os coquetéis em primeira mão preparados por tanta gente competente foi algo surreal, já fui júri em outras competições mas não tinha noção do quão grande e diferente era essa competição.” afirma Raul.

“O concurso era em equipe de três. Era selecionado um espírito(destilado, licor, vermute ou bitter) e um insumo  (desde frutas, folhas frescas, syrups e refrigerantes) na hora cada equipe tinha oito minutos para fazer três cocktails para os jurados e 50 cocktails pra algumas pessoas do evento que colocava o nome previamente. O que mais me surpreendi foi o nível altíssimo dos participantes e dos cocktails apresentados.” explica o mixologista.

A equipe vencedora foi a “Las Simonas”, composta pelas bartenders Maria José Cid, Claudia Pulgar e Macarena Pinilla. Elas venceram o trio Trilogía Nortina na grande final.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!