Desenvolvida em parceria com a consultoria 65|10, o projeto une as mulheres que comandam bares e visa estimular o bar como lugar de poder e liberdade para as mulheres

O mundo do whiskey sempre foi relacionado ao universo masculino, mas esse rótulo tem passado por transformações. Reforçando que mulheres e whiskey têm tudo a ver, a Jack Daniel’s, criou o projeto ‘As donas do bar’ em parceria com a consultoria 65|10.

O programa tem como propósito apoiar o empreendedorismo feminino e dar visibilidade às profissionais do setor, assim como incentivar as consumidoras que desejam vivenciar seu poder e liberdade ao beber whiskey, sem estigmas sociais.

‘As Donas do Bar’ divide-se em: o Guia ‘As Donas do Bar’, uma curadoria de alguns dos melhores bares da capital paulista comandados por mulheres que, além de empreendedoras, possuem uma trajetória inspiradora e de luta contra os rótulos sociais; e o Encontro ‘As Donas do Bar’, uma releitura dos Clubes do Whiskey com foco no público feminino e com a presença de convidadas especiais que abordarão temas sob a perspectiva do recorte social feminino.

“Para Jack Daniel’s é importante implementar ações que ampliem e legitimem os espaços ocupados pelas mulheres no universo do bar e do whiskey. Afinal, Jack Daniel’s é sobre ser autêntico e independente. E nada mais legítimo do que incentivar mulheres que lutam para criar os seus próprios rótulos. Seja atrás do balcão, como empreendedora na área de bares, ou em qualquer área”, comenta Lucia Abreu, Gerente de Comunicação Integrada da Brown-Forman no Brasil, Paraguai, Uruguai, Caribe e América Central.

Para ajudar a desenhar e implementar o projeto, a Jack Daniel’s convidou a 65|10, consultoria de comunicação que traz uma perspectiva feminina para pesquisa e processos criativos. “Estudando o comportamento das mulheres, vemos uma tendência à exaustão: vivemos em uma jornada contínua de trabalho e há poucos momentos de relaxamento. O bar é um desses momentos e, de acordo com a nossa pesquisa junto às consumidoras de whiskey, é onde as mulheres se sentem livres e poderosas. Porém é também um lugar no qual, seja na frente ou atrás do balcão, somos rotuladas. Nós queremos rever esses rótulos. Lugar de mulher é no bar, sim, e onde mais ela quiser.” – diz Thaís Fabris, criadora da consultoria 65|10.

“Esse estudo confirmou que muitas mulheres são consumidoras de whiskey e temos uma oportunidade de estreitar o relacionamento de Jack Daniel’s com elas. O nosso propósito é encorajar as pessoas a fazerem suas próprias escolhas e as iniciativas têm o objetivo de apoiar as mulheres que se desconectam de rótulos impostos a seguir escrevendo suas próprias histórias”, comenta Mariana Visconde, Gerente da Marca Jack Daniel’s no Brasil.

Guia As Donas do Bar 

Segundo a ABRASEL, as mulheres compõem 30,2% das sociedades em bares que têm ao menos 1 sócio, sendo a força de trabalho composta por 92 mil trabalhadoras formais e 457 mil informais em bares no Brasil. Dessa forma, o guia ‘As Donas do Bar’ foi escolhido para ser o ponto de partida da Jack Daniel’s “O guia vai ajudar a impulsionar os bares comandados por mulheres e também incentivar a desconstrução dos rótulos impostos às consumidoras que gostam de frequentar bares”, complementa Lucia.

Para realizar essa seleção, a jornalista Liv Brandão abriu uma chamada pública em suas redes para levantar bares potenciais. Após visita às casas e apuração das histórias, dez estabelecimentos foram selecionados para a primeira edição: Boato, Cambará, DAS, Drosophyla, Gato Rojo, Tiquim, Miquelina, Ó do Borogodó, Samambaia e Vila Sá Barbosa.

Bianca Battesini, do Ladin – CupuaJack (Jack Daniel’s, calda de cupuaçu, limão e manjericão)

Carol Warzée, do Boato – Sol no Tennessee (Jack Daniel’s, licor de banana, Falernum, suco de limão siciliano e suco de laranja fresco)

Giulia Simokomaki, do Cambará – Lady Oeste (Jack Daniel’s, licor de cassis, gelo de hibisco, água tônica e laranja).

Julieta Benoit, do Gato Rojo – Lady Jennie (​​bacon da casa infusionado em Jack Daniel’s, com Carpano, angostura, finalizado com uma fatia de bacon crocante)

Lígia Giovanini, do Samambaia Bar e Lanches – Old Fashioned, com Jack, Angostura, açúcar e laranja

Lilian Varella, do Drosophyla – Strawberry Jack (Jack Daniel’s, purê de morangos, xarope de mel com gengibre e limoncello).

Nina Veloso e Raquel Braga, do DAS – Ginger Jack Lemonade (Jack Daniel’s, suco de limão, cointreau, ginger ale e limão desidratado)

Noemi Rosa, do Miquelina – Drica (Jack Daniel’s, Aperol, Cynar e angostura batidos, servidos com laranja)

Railídia Carvalho, do Vila Sá Barbosa – Jack Citrus

Stefânia Gola, do Ó do Borogodó – Boulevardier, (Jack Daniel’s, bitter italiano e vermute tinto)

Drink criado pelo Boato Bar, que tem como sócia fundadora Carol Warzée e traz o Sol no Tennessee, à base de Jack Daniel’s, licor de banana, falernum, suco de limão siciliano e suco de laranja fresco.

O projeto contou também com a produção de uma equipe 100% feminina: os registros foram capturados pela fotógrafa Karla Brights, e a produção ficou por conta da Franja, liderada por Melina Harden.

Os conteúdos têm como objetivo dar visibilidade a cada bar, apresentando suas histórias, diferenciais e como estes foram criados por e para mulheres, dos dois lados do balcão. A primeira edição do guia começa a ser compartilhado no Instagram da Jack Daniel’s no final do mês de outubro.

Encontro O Balcão é Delas (Clube do Whiskey)

Para quebrar o rótulo do ‘tradicional Clube do Whiskey’, associado a uma reunião privada de homens para apreciar a bebida, Jack Daniel’s passa a realizar também o encontro ‘As donas do bar’. O projeto piloto, inicialmente apenas para convidados, visa ampliar as referências culturais e de poder feminino e naturalizar o consumo de whiskey por mulheres.

“Há muito tempo Jack Daniel’s tem estudado como criar uma experiência de conexão real com as mulheres. Queremos aprender, nos inspirar e contribuir, fomentando assim uma rede que se fortifica e potencializa. Serão encontros em que a atração será a troca entre as convidadas, mas em um ambiente seguro. Vamos unir mulheres no bar para trocar ideias, contar histórias e brindar com um copo de Jack na mão”, complementa Mariana.

Os três encontros iniciais serão realizados em bares selecionados do Guia e cada noite será mediada por uma personalidade convidada que levantará conversas relevantes. Serão experiências para degustar Jack Daniel’s e conversar sobre temas culturais ligados a mulheres corajosas, inspiradoras e que diariamente rompem os rótulos impostos pela sociedade. Os Eventos serão transmitidos posteriormente por meio das redes sociais da marca e de parceiros.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!