Saiba quais foram os fatos mais marcantes que deram o que falar na coquetelaria brasileira em 2023 na Retrospectiva Mixology News

Os principais acontecimentos do ano que movimentaram a coquetelaria no Brasil de uma tacada só. Perdemos o Mestre Derivan, vimos o Rabo de Galo ganhar visibilidade internacional junto com o Macunaíma no site Punch.

No meio do ano,  o Bar Convent SP trouxe o World Class Brasil e premiou Vitoria Kurihara, que representou o Brasil na etapa global, realizada em SP e que culminou com a derrapada da Zacaipirinha por parte da organização global.

Novo reality show de coquetelaria e empreendedorismo, o Shaking the Bar premiou mais uma curitibana esse ano, Jaci Andrade enquanto Néli Pereira, do Espaço Zebra e Yvens Penna, do Muamba Bar, comandam o serviço de bebidas alcoólicas e coquetéis em eventos diplomáticos de Estado, um em Brasília e outro em Dubai.

Essa são alguns dos acontecimentos mais importantes do ano para a cena brasileira de coqueteleira.
Acompanhe abaixo toda a nossa Retrospectiva 2023.

O legado do mestre
Morre Mestre Derivan (1955-2023) o maior entre nós

A coquetelaria brasileira se prepara para dar adeus ao maior bartender de todos os tempos, Mestre Derivan de Souza. Morreu na madrugada desta quinta (18), em Sesimbra, Portugal, o bartender Derivan Ferreira de Souza, (68 anos) mais conhecido simplesmente como Mestre Derivan, a maior referência da coquetelaria brasileira.

Mestre Derivan estava em plena campanha pela inserção do Rabo de Galo como segundo drink brasileiro a integrar o seleto grupo de drinks clássicos da IBA, International Bartender Association.

Maior campeonato do mundo
World Class Diageo acontece no Brasil e ficou marcado pela saia-justa da Zacaipirinha

A maior competição de coquetelaria do mundo, que premia anualmente o melhor bartender da competição, aconteceu entre os dias 26 e 28 em São Paulo. Foi a 14º edição, a 2ª realizada no Brasil e reuniu mais de 50 bartenders de todo o mundo.

A bartender paranaense Vitória Kurihara, representou o Brasil ao vencer a edição nacional do World Class, mas não se classificou entre os finalistas.

O canadense Jacob Martin foi o vencedor da 14ª edição do World Class 2023 que ficou marcada também pela saia-justa gerada pela Zacaipinha na grande final, ou seja, o uso de rum envelhecido no lugar da cachaça para preparar uma das receitas da final.

Diretor de Educação
Marco De la Roche deixa a curadoria do BCB SP

Desde 2017 à frente do projeto que trouxe o Bar Convent para o Brasil, Marco De la Roche deixa a direção educacional do evento para se dedicar à novos projetos.

“Foram 6 anos envolvidos nesse projeto que tanto me orgullha. BCBSP 2019, BCB Global Bar Week, BCB Equipotel, BCBSP 2022  e agora BCBSP 2023. Foram 117 palestras e 188 palestrantes ao total durante minha curadoria. Sinto que construí uma trajetória sólida e sigo para uma nova fase. Minha missão com o Bar Convent SP  está entregue, com muito orgulho da minha trajetória e de todos os que encontrei, abracei, cumprimentei, comemorei e agradeci por confiar em mim e no BCB.” explica Marco. Fica a curiosidade no ar. Provavelmente em algumas semanas, a comunidade de bartenders saberá quem será a nova dupla ao lado da embaixador do evento Carolina Oda. Vamos ficar ligados!

Lista Global de Drinks
Rabo de Galo entra na lista dos drinks clássicos da IBA

Em 2017, surgia um movimento na coquetelaria para valorizar a cachaça com um novo coquetel no palco. Começava aí, a missão pessoal de Mestre Derivan de colocar o Rabo de Galo no mapa etílico do mundo. Os primeiros passos foram tímidos, com a criação de um concurso em 2018, em São Paulo.Foram anos de trabalho para o jogo virar e ganhar espaço. De lá para cá, a mistura de cachaça, vermute tinto e ou Cynar ganhou o mundo até chegar à tão cobiçada vaga na lista da International Bartenders Association ( IBA).

Baixe aqui o Relatório “História e Importância do Rabo de Galo – 2023” produzido pelo Mixology News

Era só um freela
Barman Deprê anuncia que vai sair das redes sociais

“O cliente nunca tem razão”, “era só um freela” são algumas das frases do personagem criado por Thiago Toalha, no instagram para desabafar sobre as cenas cômicas e irritantes que tem que lidar todos os dias no balcão. Mas a partir de janeiro, a conta será desativada.

Hoje Toalha é sócio de dois bares, Fiíca Bar e House of Coisas, em SP e vai focar no gerenciamento dos negócios.

“O “Barmandepre” sempre foi 100% eu, o que eu vivia, passava, corria e respirava. Hj eu não vivo mais isso, ando fazendo outras coisas e preciso de foco. O barmandepre foi minha terapia durante esses anos, foi magnífico o que ele foi pra mim e tenho certeza que pra muitas outras pessoas. Mas nesse momento eu não sei mais ser o barmandepre. Então não seria justo ficar “enchendo linguiça” pra manter algo que vai perder a alma. Melhor parar, agradecer e viver. Conheci muitas pessoas graças a ele. Muitas pessoas conhecem o Thiago Toalha hoje em dia, por causa do barmandepre, e agora eu sigo apenas como o Toalha”.

Eventos Diplomáticos
Bartenders brasileiros participam de eventos governamentais no Brasil e em Dubai

No 21 de novembro,Dia do Diplomata, Néli Pereira desembarcou na Sala Brasília, dentro do Palácio Itamaraty, para preparar um serviço de bebidas alcoólicas e coquetéis para um almoço oferecido pelo presidente Lula. s

Néli e sua equipe levaram suas garrafadas, as plantas brasileiras e alguns dos coquetéis que fazem sucesso no Espaço Zebra e no seu livro, Da Botica ao Boteco.

Em 4 de dezembro, o Muamba Bar, de Belém do Pará, foi convidado para representar a cultura etílica da Amazônia na COP28, em Dubai, servindo mais de 300 chefes de Estado de todo o mundo.

No comando de Yvens Penna, a equipe belenense serviu uma carta enxuta e com a cara da Amazônia, sem obviedades, mas com complexidade de sabores. Entre eles Urucum, Cumaru Coração, Perfume de Yara além de Macunaima e outros não alcoólicos.

Shaking the Bar
Reality de coquetelaria e empreendedorismo que tem Jaci Andrade como vencedora

A bartender curitibana Jaci Andrade, do  é a vencedora do Shaking the Bar, reality do Sony Channel que reuniu 14 bartenders de todo o país. Ela chegou ao final da competição com Waka Morishita, e levou o prêmio de R$ 500 mil.Sob o comando de Facundo Guerra, e com Ale D’Agostino e Michelly Rossi como co-hosts,, a competição de coquetelaria e empreendedorismo desafiou a habilidade dos participantes tanto na preparação de drinks quanto como potenciais donos de um negócio.

Drink queridinho dos bartenders
Macunaíma é destaque no site Punch

Uma das maiores páginas de coquetelaria do mundo, a nova-iorquina Punch publicou uma matéria sobre a história, receita e ascensão do Macunaíma, drink criado no bar Boca de Ouro, em Pinheiros, SP e se espalhando rapidamente por todo o Brasil.   A matéria foi escrita por Rafael Tonon, jornalista brasileiro e escritor gastronômico vivendo entre o Brasil e Portugal. Ele também é o autor do livro As Revoluções da Comida, disponível para venda.

Podcasts em alta
Podcasts contaram a história da profissão de bartender dos anos 80,90 e a nova geração.

Esse ano tivemos alguns podcasts que ajudaram a contar a história do bartender brasileiros, com diferentes temas, nichos e personalidades. Fica nossa menção aqui ao Maverickast e o Uma Dose de História.

Maverickast é o podcast comandado por Maverick de Abreu e Sérgio Pastori e tem como objetivo “ajudar você a beber pelos ouvidos todo conhecimento e curiosidade sobre o mundo dos coquetéis.

Uma Dose de História é o podcast comandado por Rafael Mariachi, é o ” maior projeto de resgate da memória da bohemia paulistana através dos profissionais da noite.

Caju Amigo
A história do Caju Amigo passada a limpo redesenhou a linha do tempo de um dos coquetéis mais queridos do Brasil

Coquetel que ficou famoso no Pandoro, em São Paulo, e conquistou os bares do país pode ter surgido décadas atrás numa festa de bacana no Rio de Janeiro e ganhou várias versões ao longo dos anos.

Servida no copo alto, com vodca, suco de caju, caju em calda, açúcar e gelo, a emblemática receita de caju amigo de Guilhermino Ribeiro dos Santos, do Pandoro, foi sucesso absoluto nos anos 1970. O coquetel, que fez fama em São Paulo e se espalhou Brasil afora, pode ter origem anterior e até mesmo ter sido uma bela jogada de marketing de publicitários à paisana que frequentavam o bar em seu horário de folga apenas por um fetiche.

Leia a matéria completa aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!