O resultado oficial do V Concurso Nacional de Rabo de Galo 2022 saiu e o vencedor é o bartender Ale Ferreira e sua receita Galo Defumado. Aprenda a preparar ela aqui

O 5° Concurso Nacional de Rabo de Galo aconteceu no dia 12 de dezembro 2022 no Hotel Leques Brasil na Liberdade, em São Paulo.

O objetivo do campeonato é a divulgação e a internacionalização do coquetel e sua inclusão na carta de bebidas clássicas da IBA (International Bartenders Association).

Dentre todos os competidores, os jurados escolheram e premiaram as três melhores receitas desse ano. Conheça abaixo os vencedores.

os 3 finalistas
O disputado Galo de Ouro, prêmio máximo da competição foi conquistado pelo bartender Alê Ferreira representando a Cachaça Tiê.

Com dez anos de carreira e passagens pelo restaurante Jacarandá e Hotel Transamérica, Alê hoje faz parte da equipe de bar da Cervejaria Vermögen em São Paulo.

O Galo de Prata, prêmio dado ao segundo colocado foi para o bartender Clebio Mendes, que representou a Expedição Alambique

Já o Galo de Bronze destinado ao terceiro lugar da competição ficou com o bartender Alex Zemczak representando a Destilaria Octaviano Della Colletta com as cachaças Alzira e Cê.

Na foto abaixo, Alê Ferreira no centro, Alez Zemczak à esquerda e Clebio Mendes à direita. 

Aprenda a receita vencedora

Galo Defumado

A receita vencedora leva Cachaça Tiê Prata, vermute Dolin Dry, aperitivo Dolin, redução de cerveja stout, vinho carmenere, aceto balsâmico e açúcar mascavo e acompanha provolone maçaricado com manjericão

70 ml de cachaça Tiê Prata
15 ml de vermouth Dolin Dry
20 ml de aperitivo Lillet
30 ml de redução de cerveja stout Vermögen, vinho carmenere, aceto balsâmico e açúcar mascavo

Zest de limão tahiti e defumação de tomilho
acompanha provolone maçaricado com manjericão

Em um mixing glass com cubos de gelo misture a cachaça, vermouth dry, aperitivo Lillet e redução e mexa bem até gelar.

Passe para um copo baixo com um cubo grande de gelo e finalize com um zest de limão tahiti. Sirva com um provolone maçaricado com manjericão.

A realização

O Comitê de Rabo de Galo agradece a todas as empresas participantes, aos bartenders competidores, aos apoiadores e aos patrocinadores que nos ajudaram a manter o projeto do Rabo de Galo vivo e, assim, fortalecendo o setor cachaceiro e coqueteleiro do Brasil.

Foram quase vinte empresas de cachaça participantes na competição: Cachaça Tiê, Mazuma Mineira, Cachaçaria Ituana, Expedição Alambique, San Basile Destilaria, Alzira Cachaça, Cachaça Cê, Divina Cana, Cachaça Mineiriana, Cachaça Guaraciaba, Cachaça Sebastiana, Regui Brasil e Trivisan, Bastard Brewery, Cultura de Balcão, Cachaça Mato Dentro e Cachaça Arbórea.

Entre os apoiadores de mídia, o campeonato conta com o Mixology News, Cúpula da Cachaça, Devotos da CachaçaConfraria do Copo Furado, O Cachaciê e Bento Eventos.

O evento contou com diversos patrocinadores como Ibrac, Inovbev, Bartender Store e Ice4Pros.

Todas as fotos foram produzidas pelo fotógrafo Mateus Verzola

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!