O mixologista Laercio Zulu lança sua primeira cachaça, a Zuluzêra e aposta na harmonização dela para drinks como o Banzeiro

Laércio Zulu tem uma cachaça para chamar de sua. Zuluzêra é o destilado oficial do drinque Banzeiro, receita que se tornou sua assinatura como bartender. Ela chegou para também compor muitas outras misturas autorais e clássicas no mundo da coquetelaria brasileira.

É uma cachaça perfumada, tem o frescor vibrante da cana-de-açúcar, traz notas de flores amarelas e castanhas cruas. Com passagem por amburana, ainda entrega notas sutis de especiarias, típicas da madeira. Tem um perfil mais seco. É elegante e harmoniosa. Seu final é longo e cheio de sabor.

“Eu desejava um líquido próprio para o Banzeiro, que conversasse bem com os outros ingredientes do coquetel. Não queria que a presença da amburana predominasse, junto com as especiarias e o dulçor gritantes de outras cachaças que passam por essa madeira. Queria apenas que a amburana contribuísse com suas notas sensoriais de maneira delicada”, conta o mixologista.

O teor alcoólico um pouco mais elevado, de 42%, traz acidez, picância e equilibra as notas da madeira. Isso faz de Zuluzêra uma base ideal para a coquetelaria, permitindo corpo e ataque alcoólico para a criação e a execução das receitas.

“A ideia é estimular os bartenders a reproduzirem o Banzeiro com Zuluzêra e instigar a criação de outros coquetéis com ela”, diz Zulu, que prepara uma carta de drinques com seu novo ingrediente.

Zuluzêra é produzida na Fazenda Cio da Terra, entre os municípios de Caravelas, Lajedão e Medeiros Neto, sul da Bahia, estado natal de Zulu. A destilaria reconhecida  por diversas premiações nacionais e internacionais e por seu trabalho inovador no uso de madeiras brasileiras.

“Procurei uma destilaria que tivesse a preocupação com a qualidade do líquido do campo ao copo, que investisse em pesquisa e aprimoramento. Chegamos a um blend com muita presença, que resiste à diluição e mantém sua personalidade nos coquetéis”, diz Laércio Zulu.

Para adquirir a cachaça Zuluzêra agora acesse aqui

Lançamento com Guest Bartender

O Boteco São Bento da Vila Madalena, Zulu fará a apresentação para o público junto com os mixologistas Paulo Ravelli, sócio-proprietário do Cocktail Bar 50/25, Caio Bonneau, consultor e bartender no Barbu e Stephanie Marinkovic, mentora do Bar dos Cravos que foram convidados para reproduzirem drinks autorais com a cachaça do Zulu.

Durante o evento, o Zulu apresentará a nova cachaça, criada para servir de base ao Banzeiro, coquetel de assinatura do mixologista que celebra os sabores tropicais do Brasil com cachaça, limão, vinho tinto e espuma de gengibre.Além dos presentes degustarem a Zuluzêra e os drinks com ela, a chef Andressa Cabral – apresentadora do Iron Chef Brasil (Netflix) e da série Drinks & Petiscos (GNT) – também foi convocada para elaborar petiscos que combinem com a cachaça.

Para adquirir a cachaça Zuluzêra agora, acesse aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!