Ypióca é adquirida pela multinacional Diageo

Como era esperado pelo mercado de bebidas, o grupo britânico de bebidas alcoólicas Diageo acaba de anunciar o acordo de compra da aguardente brasileira Ypióca pelo valor de aproximadamente R$ 900 milhões.

De acordo com o diretor presidente da Ypióca, Everardo Telles, com quem pude conversar nesta visita à Ypióca, anunciou cerca de quize dias atrás que estava negociando a venda de parte da empresa para o grupo Diageo PLC, o maior do mundo, mas naquele momento, as negociações não tiveram final feliz. Agora, tudo correu bem.

Para quem não sabe, a Diageo é o maior grupo de bebidas alcoólicas do mundo, e é detentora de marcas como Smirnoff Vodka, Johnnie Walker, Guiness, Ciroc, Don Julio, Gordon’s, Zacapa, Tanqueray, Pimm’s e J&B.

Com a nova estratégia da empresa de adquirir marcas potenciais em mercados emergentes, a Diageo planeja conseguir metade da sua receita global apenas em países emergentes, como o Brasil. Seguindo essa mesma estratégia, Diageo está de olho em marcas como Jose Cuervo por exemplo.

O que beber no dia da Cachaça?! Conheça alguns drinks aqui! 

A Ypióca é atualmente a terceira maior marca de aguardente no Brasil e no ano de 2011 vendeu R$ 177 milhões, aproximadamente 60 milhões de litros e cerca de 10% da produção nacional. Possui quatro fábricas, todas no Nordeste e é através da administração familiar, ( que já está na quinta geração) que a empresa cresce desde 1846.

A marca ainda sustenta um Museu da Cachaça, na cidade de Maranguape, no Ceará (foto abaixo). Um dos pontos fortes da marca é a distribuição estruturada em todo o país e a força da marca no mercado nordestino, que está em crescimento acelerado. 

O que não ficou claro ainda é se a Diageo adquiriu apenas a empresa de aguardente Ypióca ou todo o grupo, que somam sete empresas ao total (algumas empresas produzem água mineral, etanol, papelão e embalagens plásticas).

Nas mãos de Everardo Telles, a empresa dominou o know how de uma ponta à outra do mercado ao redor da cachaça, seu produto principal.

Acompanhe aqui o pronuncimento oficial da Diageo sobre a negociação, divulgado hoje mesmo, duas horas atrás. Curiosamente, é a primeira grande empresa de aguardente adquirida após o reconhecimento da cachaça  como um produto exclusivamente brasileiro.

É esperar para ver o que será que a gigante inglesa espera de nós que, segundo a própria empresa, somos um gigante desperto.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!