Vocês votaram e nós vamos anunciar os Melhores da Coquetelaria em 2019! Acompanhe aqui.

Dia 16 de dezembro, compartilhamos pelo stories do Mixology News uma pesquisa para entender como foi o ano da coquetelaria no Brasil. Nosso interesse era dar espaço para nossos seguidores nos contar quem os inspirou este ano.

O resultado para nós foi surpreendente.
Foram mais de 150 votos, de todo o país, dentro do que pudemos acompanhar.

Cada um que votou compartilhou a coquetelaria do ponto de vista em que se encontra, desde um apaixonado por coquetelaria que circula bares de todo o país até um bartender de uma pequena cidade de interior, cada um com seu ponto de vista.

Nós gostaríamos de agradecer muito a colaboração de todos que compartilharam suas impressões e esclarecer que não temos interesse em afirmar, categoricamente que essa lista é uma verdade absoluta. Dito isto, acompanhe abaixo o resultado!

Melhores da Coquetelaria

Melhor Bar

Dos 46 bares citados, quem levou a melhor com 19 votos foi o Frank Bar, comandado pelo premiado bartender Spencer Amereno.

O bar, inaugurado em 2015, homenageia o cantor Frank Sinatra, que se apresentou no Maksoud Plaza em 1981. Sob o comando do premiado Spencer Amereno, o bar é considerado um dos melhores para tomar drinques na América Latina, com prêmios de “Melhor Bar de 2015 – Época São Paulo”; “Bartender do ano e Carta de Drinques da Veja São Paulo 2016” e já esteve na 66° posição do World´s 50 Best Bars 2017 e ocupa atualmente a 97º posição.O segundo lugar, com 12 votos, fica para o Guilhotina Bar, que tem à frente Marcio Silva, vencedor do prêmio abaixo. Em terceiro, temos uma surpresa do sul, Tarsila Bar, de Vinicius Laurentino, com 8 votos no total.

Menção honrosa para Benzina Bar (6 votos), Sylvester Bar (4 votos), Fel (4 votos), Boca de Ouro (4 votos), Bar dos Arcos (3 votos) e Pina Cocktails (3 votos).

 

Bartender do Ano

Neste ano, a escolha não poderia ser diferente. O nome mais citado, com 16 votos, foi Marcio Silva, sócio e bartender do Guilhotina Bar, em SP.

2019 foi um ano recheado para o experiente bartender, que levou seu bar ao inédito 15º na cobiçada lista dos 50 Best Bars, integra na 36º posição a lista das pessoas mais influentes no mundo dos bares e foi escolhido este ano como Men of the Year na categoria bartender pela revista GQBrasil e Melhor Bartender pela Comer e Beber da Veja SP.Na seguida, empatados com 13 votos estão Gabriel Santana, do Benzina Bar  em SP e Tom Oliveira, do Gipsy Cocktails em Santa Catarina.

Dos mais de 50 nomes que foram citados, entre eles, destaque para Laercio Zulu (8 votos), Spencer Amereno (5 votos), Marcelo Serrano (3 votos) e Pretinho Cereja (3 votos).

 

Melhor Carta de Coquetéis

No quesito Carta de Coquetéis, nossos seguidores foram bem decididos e com 19 votos deram ao Frank Bar mais um título este ano.

A nova carta, lançada em setembro, evoca a alquimia e os quatro elementos básicos, mesclando a água, o fogo, a terra e o ar nos coquetéis.

Em segundo lugar vem Benzina Bar  com 8 votos e colado em terceiro lugar o Guilhotina Bar (6 votos).

Menção honrosa também para o novato Vitrus Speakeasy, de Florianópolis (5 votos), o renovado Tantan Bar e o experiente e premiado Subastor, ambos em São Paulo (4 votos).

 

Melhor Drinque

Essa disputa foi muito acirrada, visto que para votar no drinque, seria bom que a pessoa tivesse provado, certo?
Isso fez com que naturalmente a variedade de respostas votadas fosse enorme.

De qualquer forma, com grande mérito, o Banzeiro, drinque de assinatura de Laercio Zulu conquistou este prêmio com 9 votos. A receita, você pode aprender passo a passo aqui neste video abaixo.
Em segundo lugar, com 6 votos, ficou o Macunaíma, clássico do bar Boca de Ouro e por fim, com 4 votos o Brado, drinque finalista do Bacardí Legacy 2019/2020, criação de Mario Oliveira.

 

Bartender Revelação

2019 foi um ano recheado para a bartender curitibana Ana Paula Ulrich, residente do Burle Bar, localizado no Hotel Tangará, em São Paulo. Com 9 votos, ela levou o primeiro lugar como Bartender Revelação.

Ana Paula conquistou a etapa brasileira do Patrón Perfectionists 2019 com seu drinque Amanayara, e disputará a final global em janeiro de 2020 em Jalisco, México.

Na sequência, brigando voto por voto,  vem Lula Mascella do Picco, em São Paulo(7 votos) Mário Oliveira do Nakka Jardins/SP (6 votos) e empatados com 5 votos cada  Tiago Bittencourt e Carolina Pazette.

Assim como a categoria Melhor Drinque, notamos a grande variedade de votos, mas que não chegaram a mais que 3 votos cada.

 

Lançamento do Ano

A Destilaria San Basile conquistou o primeiro lugar como Lançamento do Ano com 28 votos e uma bela distância do segundo colocado.

A San Basile, destilaria 100% brasileira realizou em 2019 um feito inédito para competir com os produtos importados e apresentou uma gama que vai de licores, gin, absinto, whisky a um preço mais acessível.Em segundo lugar ficou o podcast BarTalks, projeto do Mixology News que iniciou este ano e alcançou 17 votos seguido do sistema de gaseificação artesanal Preshh, que com os 14 votos conquistados ficou em terceiro lugar.

Menção honrosa para o whisky nacional CodeNine (5 votos), o aperitivo francês Lillet (4 votos) e Bartender Mindset (3 votos). Os demais nomes citados alcançaram 1 ou 2 votos no máximo.

 

Evento do Ano

Este aqui ficou fácil! Segundo os votantes, essa foi a categoria com maior distância entre o vencedor e o segundo colocado.

Bar Convent SP, primeira edição no Brasil do evento mais relevante para a indústria internacional de bares e destilados premium da Europa venceu esse páreo com 68 votos, quase 50% dos votos totais.Em segundo lugar ficou o Cocktail Nordeste (9 votos), seguido de Molhando a Palavra (5 votos) e Guest das Minas (4 votos). Vamos aguardar 2020 vir e trazer ainda mais novidades. Boas Festas!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!