Fizemos uma lista de acontecimentos que marcaram o Mixology News em 2019 – ano que se despede e deixa uma nova década de possibilidades à nossa frente 

Há poucos dias de se despedir de 2019, relembramos os momentos mais importantes que marcaram o ano da coquetelaria brasileira aqui no Mixology News. Apesar de ter passado muito rápido e com muita intensidade, pudemos contar com fatos que fizeram bastante diferença e que ainda irão reverberar resultados positivos no futuro. 

Em 2019 vimos várias estreias, ganhamos mais portfólio para ver crescer a coquetelaria nacional e também vimos muita gente boa esbanjando talento por aí; confira abaixo.

Retrospectiva 2019

Bar Convent São Paulo 

Em junho de 2019 tivemos uma grande estreia em terras tupiniquins: o Bar Convent SP teve a primeira edição em São Paulo e foi um dos eventos mais promissores do setor neste ano, com a reunião de 105 marcas participantes, 40 palestras em 2 dias inteiros de evento. 

O BCB, que foi criado em 2007 em Berlin, se estabeleceu como uma das maiores feiras do mundo na indústria de bares e destilados e até o ano passado só tinha tido edições na terra natal e em Nova York, nos Estados Unidos. Tal fato coloca o Brasil como um dos países promissores para tanto o mercado nacional quanto internacional.

Com palestrantes de peso do Brasil, o evento também contou com profissionais internacionais nas palestras, como o diretor de educação do BCB Angus Winchester,o inglês Sly Augustin e as bartenders Lynette Marrero e Eryn Reece

Para 2020, o BCB São Paulo já teve confirmação e contará com Carolina Oda como embaixadora e Marco De La Roche como diretor de educação. Já ansiosos pela programação!

 

San Basile estreia com 16 novos produtos

No BCB São Paulo também estreava uma nova marca: a San Basile, que lançou de uma vez no mercado brasileiro 16 produtos, entre licores, gin, bitter e até moonshine. Idealizada pelo empresário Renato Chiappetta, a empresa com produção em Tuiuti, interior de São Paulo, trabalha com produtos elaborados com matérias primas naturais, sem o uso de corantes artificiais, ou conservantes.

A San Basile é o resultado de uma intensa pesquisa de sabores e memórias afetivas de Chiappetta, que viajou por muitos lugares na Europa para coletar informações e se propôs a elaborar com insumos nacionais brasileiros bebidas de qualidade e que por muitas vezes são difíceis de se encontrar no mercado, ou que têm um preço muito elevado por conta da importação. No portfólio a San Basile traz produtos já grandes conhecidos do público, como o Triple Sec, Absinto e Limoncello e também alguns produtos diferentes como o Licor de Lúpulo fresco e o Alkermes – um licor tradicional das famílias italianas.

 

BarTalks Podcast

“Pelo santíssimo sinal do Rabo de Galo redentor, livrai-nos das corote e das ice.
Que nunca nos falte a simpatia de Dale Degroff, ou uma dedada apropriada de Gary Regan.

Não nos deixeis beber de litrão, mas lembrai-nos de não mais fechar o bar.
O Coquetel nosso de cada dia nos dai hoje, que a graça do Mestre Derivan recaia sobre todos nós para sempre
E que nos bares ninguém diga ser um mixologista, mas sim…

Se você já ouviu essa oração suspeita, muito provavelmente você tenha escutado o BarTalkso podcast que é a voz do bartender brasileiro. Idealizado pelo Mixology News, a mídia teve estreia em agosto deste ano e é o primeiro podcast no Brasil a trazer as histórias dos bartenders. 

Com um total até agora de 14 episódios, já passaram pelo #BarTalks figuras lendárias do mundo da coquetelaria como Rodolfo Bob, Tony Harion, Marquinhos Félix, Sylas Rocha, Alê D’Agostino, Spencer Amereno, Lércio Zulu, Stéphanie Marinkovic, André Bueno, Rafael Mariachi, Marcelo Serrano e Alex Mesquita. 

O #BarTalks está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Anchor, Google Podcast, Radio Public, OverCast e PocketCast e esperamos que na próxima temporada a gente chegue em mais e mais episódios.

Guilhotina Bar e bares brasileiros alcançam feito inédito 

O evento mais esperado do ano pelos bartenders de todo mundo aconteceu no dia 3 de outubro em Londres: o The World’s Best 50 Bars. Só que desta vez Márcio Silva e equipe carregaram para o Brasil a premiação de 15º lugar para o Guilhotina Bar, de São Paulo. 

Essa é a primeira vez que um bar brasileiro figura na lista principal dos 50 melhores bares do mundo e durante o evento o Guilhotina foi um dos mais aplaudidos pelo público (com certeza aquela emoção brasileira ajudou). Além da casa que fica em Pinheiros, este ano também figuram na lista dos 100 melhores bares do mundo o SubAstor, em 51ª, e Frank Bar, em 96ª posição. O The World’s Best 50 Bars é o resultado dos votos de um júri composto por gente da indústria, da mídia e especialistas de todo o mundo, o que coloca o Brasil na rota de lugares interessantes para beber bons coquetéis – fato inimaginável há alguns anos.

Falecimento de Gary Regan e Erwin Weimann 

Nem só de alegrias é que se vive e apesar das conquistas incríveis que tivemos em 2019, infelizmente o mundo perdeu duas grandes figuras que ajudaram e muito a construir a indústria. 

No dia 24 de setembro veio a nota de que o master blender e químico Erwin Weimann havia falecido. Perto de completar 75 anos, Weimann deixou um grande legado no mundo das pesquisas sobre cachaça e também do intenso trabalho que realizou para tornar o destilado nacional uma bebida para ser apreciada no mundo todo. 

Autor do livro ‘Cachaça: a bebida brasileira’, o master blender foi amplamente homenageado nas redes sociais por seus alunos, amigos e colegas de profissão, que o citaram como um homem humilde, generoso e de um conhecimento ímpar. 

Outro que nos deixou aos 69 anos foi o inglês Gary Regan, um dos maiores nomes da coquetelaria mundial, que faleceu em Nova York no dia 16 de novembro por consequência de uma crise de pneumonia muito forte. 

Gaz, como gostava de ser chamado, teve uma carreira muito ativa sendo escritor de livros, como o ‘The Bartender’s Bible’,e também jornais, blogs e sites especializados de mixologia. Foi responsável por participar de projetos como Bar Smarts, da Pernod Ricard, nos EUA, e também o Drinkology – um programa global que oferece ajuda e suporte para empresas. 

Além de ser convidado para palestrar sobre o mundo dos bares em vários cantos do planeta, desde Rússia a África do Sul, Regan também foi juiz de campeonatos importantes do circuito, como o World Class Diageo

Em 2012, o Mixology News teve a oportunidade de entrevistar esse mestre imortalizado na história da mixologia mundial, que falou sobre carreira e também sobre vida. Você pode conferir esse bate-papo no site. 

*POR GIULIA CIRILO PARA O MIXOLOGY NEWS

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!