Este drinque do baú era o coquetel mais popular no tempo de Jerry Thomas, no início do que chamamos hoje de coquetelaria.

O Sherry Cobbler é uma mistura simples e refrescante de Jerez, açúcar, laranja e muito gelo moído. Sua receita aparece nos primeiros livros de coquetelaria: Bartenders Guide, de Jerry Thomas, 1862 e Bartenders Manual, de Harry Johnson, 1882.

Na edição de 1888 de seu livro, Johnson afirma: “Este é sem dúvida o coquetel mais popular do país, tanto com mulheres quanto com homens. É uma bebida muito refrescante, recomendada para velhos e jovens.”

Esta popular bebida surge nos anos de 1830, o primeiro registro escrito foi encontrado por David Wondrich no diário da canadense Katherine Jane Ellice que conheceu o coquetel em uma viagem aos Estados Unidos. O coquetel também aparece no livro Martin Chuzzlewit de Charles Dickens, datado de 1843.

O Jerez é um vinho fortificado, típico da Espanha, muito conhecido por utilizar o sistema Solera para envelhecimento. Você pode conhecer mais sobre este vinho lendo o texto que já escrevi sobre o Bamboo Cocktail. Provavelmente foi o coquetel que introduziu o uso dos canudos à coquetelaria.

E para saber tudo sobre a história dos canudos, leia aqui.

Devido à dificuldade de se beber de um copo cheio de gelo moído, além da pobre saúde dental da época e os avantajados bigodes a solução mais prática foi adotar “palhinhas” de grama, visto que o Julep Strainer era uma prataria pouco acessível.

Além de extremamente refrescante, este drinque do baú tem uma bela apresentação, além da abundância de gelo moído o coquetel é decorado com frutas da estação e um canudo. As frutas traziam vida e cor à bebida e diferenciavam o coquetel.

Em 2019, o Frank Bar trouxe na sua carta Volume V, uma versão do Sherry Cobbler,  Seso Cobbler, (foto ao lado) que combina Real Tesoro Fino, amêndoas, manteiga de caju e kinkan e faz jus ao drinque do livro de Jerry Thomas, que traz uma ilustração de como este coquetel deve ser servido.

Apesar da receita simples, existe um belo equilíbrio em jogo, o Jerez traz um paladar sofisticado e aromático, mas devido às frutas e açúcar perde seu aroma mais oxidado, fazendo a mistura lembrar um bom Punch.

aprenda a receita

SHERRY COBBLER

90 ml de Jerez
10 ml de xarope de açúcar
2 a 3 fatias de laranja
frutas da estação para guarnecer

Bater com bastante gelo moído e verter sobre um copo longo.
Completar com mais gelo e decorar com frutas da estação e um canudo de papel, metal ou bambu.

Dependendo do estilo de Jerez escolhido você pode adicionar mais ou menos açúcar à receita. Alguns bartender adicionam também outras frutas à mistura, como limão siciliano ou abacaxi.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!