Mississippi Punch, a transição do ponche para o copo começa aqui.

Uma das grandes contribuições estadunidenses à coquetelaria foi individualizar o serviço, isso fica muito evidente nas receitas de punch que saíram das belas poncheiras para serem preparadas na hora em um copo.

Esse Drinque do Baú além de ser feito à maneira estadunidense também conta um pouco da história de colonização do país.

O Mississippi Punch é um coquetel criado ao redor do rio Mississippi, um importante meio de distribuição no inicio da história estadunidense. Conhecido dos indígenas, o rio também foi utilizado pelos espanhóis e franceses como guia para o reconhecimento do território.Composto por uma mistura de brandy, bourbon e rum com suco de limão siciliano e açúcar, o Mississippi Punch conta a história de um povo em um só copo, tendo seu lugar garantido no primeiro livro de coquetelaria escrito por Jerry Thomas em 1862.

Servido em copo longo com bastante gelo moído, a apresentação deste coquetel faz alusão ao grande coquetel do século 19, o Sherry Cobbler. Além de claro ajudar a refrescar o calor sulista.

Certamente que o grande motivador desta combinação de brandy francês, bourbon americano e rum das ilhas britânicas é o acesso a esses produtos que o rio proporcionava.

O brandy aparece como personalidade maior, acompanhado do bourbon para render a mistura e rum que trás uma personalidade marcante, lembrando o Arak tão comum nos punchs originais. [milk punch]

Um dos portos mais importantes deste rio é o de Nova Orleans, vemos também a influência da diversidade de produtos e culturas em outros coquetéis desta, que é uma das mais históricas cidades da coquetelaria mundial.

Na sua última carta, o Frank Bar de SP trouxe uma releitura do Mississippi Punch, que combinad armagnac, rum, bourbon e limão tahiti, todos eles devidamente gaseificados.

aprenda a receita

Mississippi Punch

30 ml brandy
15 ml bourbon
15 ml rum
15 ml suco de limão siciliano
15 ml xarope de açúcar

Em uma coqueteleira com gelo bata bem todos os o ingredientees e sirva em um copo longo com gelo moído. Decora com uma fatia de laranja e frutas da época.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!