The Bartender’s Guide de Jerry Thomas é um dos livros mais importantes da coquetelaria

Jerry Thomas é considerado o pai da coquetelaria americana, por muitos o avô do flairbartending e também o autor do The Bartender’s Guide, provavelmente o primeiro livro de receitas de bar de todos os tempos. É por essas e outras que é reconhecido também como Jerry “The Professor” Thomas.

Nascido em outubro de 1830 em Nova Iorque e falecido em 15 de dezembro de 1885, Jerry Thomas sofreu do que hoje chamamos de parada cardíaca, com a idade de 55 anos ao retornar do Hotel Brighton, onde trabalhava.

“O Professor” ficou conhecido pelo icônico coquetel Blue Blazer, que utiliza duas canecas de metal para despejar o whisky em chamas, aquecendo e diminuindo a presença alcoólica. Um ritual até hoje impressionante.

Aprenda a preparar o Blue Blazer aqui

Uma de suas marcas registradas como bartender era a hospitalidade. Enquanto donos de bares costumavam ser rudes com os clientes, ele atraía as atenções exatamente por atender com cordialidade.

Outro legado importante de sua carreira foi publicar o The Bon Vivant’s Companion, livro de 1862 também conhecido como How to Mix Drinks. Fato é que esses livros tiveram papel importante no registro histórico dos hábitos da época, além de permitir que bartenders pudessem aprender e reproduzir outras receitas nos seus balcões.

No acervo de livros do Mixology News, você pode ler a versão de 1862 do The Bartender’s Guide por completo, quando quiser. Também pode conferir dezenas de outros livros importantes da história da coquetelaria mundial.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!