Aprenda a preparar o drinque à base de cachaça e cenoura do bartender Eduardo Gondim

Mesmo com o crescente número de novas possibilidades e rótulos, a cachaça ainda é quase sinônimo de caipirinha na coquetelaria. Mas a popularização dos processos de envelhecimentos e principalmente o aumento das opções com qualidade desse destilado tão brasileiro trazem a necessidade de novas receitas.

É preciso, no entanto, respeitar os clássicos. Com criatividade, mas sem levantar o copo da revolução que Eduardo Gondim propôs seu drinque Cana Bronzeada quando foi trabalhar (e morar) no litoral norte paulista. O público praiano já tinha por hábito pedir caipirinhas coadas, estava criada a deixa. Eduardo escolheu a tangerina pela sua aceitação e a cenoura que ajuda no bronzeamento da pele. Tem ainda gengibre e hortelã para temperar, com uma cachaça blend de carvalhos e um bitter aromático completa a experiência. O resultado traz a refrescância cítrica que se espera e uma apresentação perfeita para ser apreciada com a brisa do mar. Drinque despretensioso e se o cliente for bom de copo, nem precisa de canudo.

Eduardo Gondim começou sua carreira como garçom de eventos em 1995. No ano de 2001, já cursando faculdade de engenharia e trabalhando em um bar no Bixiga, o barman faltou e a dono colocou Eduardo no balcão, tava ali descoberto um talento. A proprietária gostou da qualidade do atendimento e pagou um curso.

Desde então foram diversos balcões em São Paulo, com destaque para o Obá Restaurante, Pizzaria La Malaguetta, Zucco Forneria ,Hotel Unique Garden, L’entrecôte D’Olivier, Pandoro Club, Tutto Italiano, Vila Seu Justino e Villa Baronesa. Há 2 anos Eduardo desceu ao litoral convidado para comandar o bar do Moshi Moshi na Riviera de São Lourenço, onde era possível desfrutar do Cana Bronzeada. Hoje o bartender atende no Jangada, também na Riviera.

APRENDA A RECEITA

Cana Bronzeada

60 ml de Cachaça Wiba Blend de Carvalhos
30 ml de suco de cenoura
30 ml de suco de tangerina
20 ml de xarope de gengibre
Angostura Aromática

Em uma coqueteleira coloque a cachaça,  cenoura, tangerina, xarope de gengibre, 4 cubos de gelo e bata vigorosamente.Sirva em um copo baixo de aproximadamente 400 ml. Complete com gelo triturado e dê 2 lances de angostura por cima do coquetel. Decore com a rapadura ralada, o bastão de cana de açúcar e uma folha de hortelã.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!