Aprenda um drinque incrível com banana criado por Felipe Leite, bartender do Jiquitaia 

Atire a primeira caixa de sabão em pó quem nunca falou para si mesmo: “Com que roupa eu vou?” antes de ir para um evento especial. Para participar do Bartenders Ball Jameson 2017 o bartender Felipe Leite precisou costurar muito bem seus ingredientes para criar seu drinque. A proposta da competição era criar um coquetel que fosse emblemático e que elevasse as notas de sabor do whiskey.

Especialmente para o concurso da Jameson, Felipe e a equipe do Bar do Jiquitaia criaram o Da Terra.
Para colocar o paladar para dançar, sem ocultar os sabores do convidado principal do baile, criaram uma melodia complexa. As notas do drinque que mais chamam a atenção são a banana seca, o leve defumado, o carvalho, a baunilha e uma acidez leve e refrescante. A mistura é bem harmônica, a acidez do limão siciliano dá o toque cítrico sem roubar o sabor do amadeirado do carvalho presente no dry curaçao e no perfume do whiskey.

Felipe formou-se em 2012 no programa Learning for Life da Diageo, momento que marca o começo da sua carreira. Desde então passou pelo Riviera, Z Carniceria, uma temporada no NOH bar e na Cervejaria Nacional.

Mas foi quando estava no Meats, em Pinheiros, que ganhou seu primeiro campeonato, foi campeão nacional do Global Bartenders Heineken em 2013. Acabou na quinta colocação na finalíssima mundial que aconteceu em Amsterdã e reuniu profissionais de outros 20 países. Hoje é o chefe de bar do Jiquitaia, onde é possível provar o Da Terra, por R$ 29, mais um dos incríveis #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Da Terra

65 ml de Jameson whiskey
20 ml de xarope de banana da terra defumada e fava de baunilha
20 ml de suco de limão siciliano
5 ml de Dry Curaçao

Batido, servido em uma taça coupe e perfume de Jameson para finalizar.

Receita do xarope de banana da terra defumada:

1kg de Banana da Terra
1l de xarope simples 1/1
⅕ de fava de baunilha

Toste a banana na grelha, depois leve ao fogo com o xarope simples e misture a baunilha.
Depois de pronto passe no pano de queijo para separar os resíduos.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!