Concurso Nacional de Rabo de Galo está de volta à SP! Se inscreva e participe!

O Concurso Nacional de Rabo de Galo está chegando em sua 5° edição.
Depois de ter rodado o país com suas etapas regionais, Mestre Derivan retorna com o evento nacional na capital paulista para reunir as principais marcas de cachaça do país e seus times de bartenders, em busca da melhor versão do nosso clássico Rabo de Galo.

O palco dessa etapa nacional será o Hotel Leques Brasil, no bairro da Liberdade em São Paulo e o concurso acontecerá no mês de dezembro.Saiba mais notícias sobre os vencedores do concurso e suas receitas
Formato

O V Concurso Nacional de Rabo de Galo terá um formato diferente em 2022, as competições acontecerão em horário diferente das palestras, permitindo que os visitantes possam aproveitar todas as atividades.

Segundo Derivan Ferreira, um dos organizadores do evento, o objetivo do concurso é potencializar a importância do Rabo de Galo, sobretudo internacionalmente, possibilitando a inserção do drink como segundo coquetel brasileiro a base de cachaça na lista da IBA (International Bartenders Association).

Mestre Derivan explica: “Quando é o cocktail é aceito pela IBA, passa a fazer parte de estudo básico para a formação de bartenders em sala de aula em todo o mundo, que precisam pesquisar sobre a origem, o modo de preparo e a importância para a coquetelaria, o que ocorreu com a Caipirinha em 1994, quando foi reconhecida pelo IBA”

Cronograma Oficial
Cronograma Oficial do V Concurso Nacional de Rabo de Galo:
5° Concurso Nacional de Rabo de Galo
Dia 12 de dezembro de 2022
Horário: 14h Abertura do evento e Início das competições
Local: Hotel Leques Brasil – Rua São Joaquim, 216 – Liberdade SP.

O evento reúne bartenders e mixologistas de todo país que prepararão receitas inéditas da bebida e o público poderá degustar gratuitamente as cachaças expostas no evento.

Desde 2017, o evento atrai centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e seus variados sabores, sendo um verdadeiro sucesso.

Em 2023 o Concurso de Rabo de Galo terá sua primeira edição internacional, fortalecendo ainda mais a marca Rabo de Galo e a cultura brasileira.

O Concurso é realizado por Fabio Freitas (Diretor Geral do Concurso Rabo de Galo), Mestre Derivan Ferreira (Idealizador do Concurso de Rabo de Galo) e Fabio Freitas (Diretor Geral).

Palestras

O evento convidou diversos palestrantes para contribuírem com a sua visão de mercado acerca do tema:

“A cadeia produtiva da Cachaça e suas engrenagens! O que você tem feito para manter essa máquina funcionando?”

E os especialista convidados para debater o tema são: Aline Bortoletto, Luisa Saliba, Nelson Duarte, Carlos LimaJairo Martins.

História do Drink

O drink Rabo de Galo, é um dos patrimônios culturais gastronômicos do Brasil com mais de 50 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma conhecida fábrica de bebidas nos anos 50. Essa indústria pretendia atender os anseios alcoólicos principalmente dos imigrantes italianos. No entanto, estes consumidores encantados pela cachaça não bebiam mais o vermute, mas apreciavam muito o “ouro líquido brasileiro”.

Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. Inclusive, a bebida era para ser chamada de cocktail, mas a ideia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês “Cocktail”, que, em português, significa Rabo de Galo.O Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica exclusiva de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!