Esqueça tudo o que aprendeu neste programa e saiba como fazer uma verdadeira Caipirinha.

A caipirinha apresentada no programa “Receitas da Carolina” do canal pago GNT, causou indignação na comunidade de bartenders, especialistas em cachaça e amantes da caipirinha.Caipirinha

O episódio nº12 da primeira temporada tenta, erroneamente, preparar uma caipirinha, mas peca por despreparo em todos os aspectos tanto ao apresentar como ao executar a receita tradicional brasileira.  A ficha técnica do site sugere:

  • Prepara a caipirinha com vodka, ao invés de cachaça.
  • Sugere que 3 limões sejam cortados e colocados dentro do copo, algo fisicamente impossível.
  • Sugere que 100 ml de vodka seja colocado no copo, o que sabemos que é incomum.
  • Sugere que o limão seja macerado e só depois adicionado o açúcar.caipirinha

Isso nunca seria uma caipirinha. Nunca.
No máximo uma tentativa infeliz e ruim de denegrir a imagem, história e sabor do drinque nacional brasileiro.

Por decreto, Caipirinha nada mais é do que cachaça, limão e açúcar.
O parágrafo 5 do artigo 68 do decreto 6871, de 4 de junho de 2009 define isso e garante à população brasileira o direito de consumir o que foi pedido.

O cachacier Maurício Maia, comentou: “É deprimente assistir ao programa da Carolina Ferraz tentando fazer uma mixórdia que ela erroneamente chamou de ‘caipirinha’. Uma total falta de informação da atriz. Ela coloca vodka e ainda diz que a melhor caipirinha é a brasileira….Existe outra?!”

Leandro Batista, cachacier do restaurante Mocotó comentou: “Isso tem que acabar. Os brasileiros precisam saber que a caipirinha é uma bebida genuinamente brasileira, ou seja, sua receita original é limão, açúcar, gelo e CACHAÇA, se mudar o destilado, por lei não é mais considerada caipirinha.”

A Cúpula da Cachaça, grupo de estudos dedicado à pesquisa e à iniciativas pela valorização da bebida nacional brasileira, repudiaram o que chamaram de “mais uma agressão à cultura brasileira, a prova do despreparo da produção do canal, que incorre numa ilegalidade, e o profundo desrespeito pelo destilado nacional brasileiro, a cachaça.”

Segundo Felipe Januzzi, do site Mapa da Cachaça“Carolina Ferraz é mais uma brasileira que, até sem saber, boicota um produto nacional. Infelizmente, é mais uma pessoa que não sabe o que é uma boa caipirinha. A vodka está roubando espaço, ganhando mercado e fama às custas de uma receita tradicionalmente brasileira. Carolina, assim como muitos outros, não é a causa, mas a consequência de uma categoria que precisa investir mais em qualidade, comunicação e educação”.

O mestre Derivan de Souza, uma das maiores lendas na coquetelaria brasileira e uma das pessoas mais importantes na consolidação da caipirinha no cenário internacional, SABE como fazer uma caipirinha. Siga Mestre Derivan.

O Mixology News reitera o sentimento dos especialistas acima e de todos os brasileiros que se sentiram ofendidos pela postura, despreparo e irresponsabilidade do programa “Receitas de Carolina” do canal GNT desrespeitando além da história, cultura e valores brasileiros um decreto federal.
Exigimos retratação pública, no mesmo espaço e tempo cedido ao programa, para sanar o desserviço prestado pelo programa à população brasileira. #RetrataGnt

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!