Aprenda a preparar o Rose, drinque de Emerson Nascimento, campeão do Coffee in Good Spirits Brasil 2019

O Coffee in Good Spirits, campeonato de baristas que premia os melhores drinques de café, aconteceu em 18 de agosto no Coffee Music de São Lourenço (MG). Dezenas de baristas de todo o país participaram da corrida ao título que enviará o campeão para a grande final global, que acontece em Varsóvia, na Polônia em junho de 2020.

O grande vencedor deste ano foi Emerson Nascimento, barista e sócio da Coffee Five, no Rio de Janeiro. Com a conquista do campeonato de 2019, Emerson se torna bicampeão brasileiro do Coffee in Good Spirits (anos 2017 e 2019).

Emerson é barista há 12 anos, foi apresentado ao mundo do café pelo mestre barista Emílio Rodrigues, idealizador da Casa do Barista, onde também se tornou depois de muito tempo professor da escola durante 10 anos.

Durante esse período ministrou cursos no exterior (Itália e Kuwait) e fez cursos para se aperfeiçoar como sommelier de vinhos, curso de torra, curso e análise sensorial e classificação e degustação de grãos.

Atualmente é sócio da Coffee Five, no centro comercial do Rio de Janeiro e considerada uma das melhores cafeterias da cidade.

A competição consiste em apresentar três drinques, sendo dois de assinatura, um quente e um frio, e um Irish Coffee clássico.

Na segunda colocação ficou Murilo Semeghini, do Octávio Café (SP) e na terceira colocação Daniel Munari, da SuperNova Coffee (PR).

Atualmente, os campeonatos de barista são realizados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) como ação do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”.

aprenda a receita

Rose

10 ml de gin
10 ml de vodka infusionada com cumaru
10 ml de licor amazônico Goss Cake
10 ml de meu de uruçu, de abelha sem ferrão
10 ml de redução de morango com capim limão
15g de café para 100 ml de água mineral
Infusão de casca da amêndoas do cacau com 2 brotos de rosas.

Em uma Clever coloque 5g de casca de amêndoa de cacau, 2 brotos de rosas, e 15 g de café com 150 ml de água e deixe por 2 minutos de infusão.
Enquanto faz a infusão, coloca todos os outro ingredientes na xícara. Depois passe a infusão do café na xícara e mistura levemente.

De acordo com Emerson, “possui acidez brilhante e doçura bem delicada e tem notas de rosas com cacau. É um drinque quente muito leve e delicado, o corpo lembra um chá preto.” conclui o barista.

Para o campeonato, o café que Emerson utilizou era um bourbon amarelo do sítio Santa Rita, com notas de frutas vermelhas, mel, cacau e rosas e todos os ingredientes foram escolhidos para ressaltar as notas desse café.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!