A Guavira é uma das riquezas do Pantanal, a selvagem fruta dos arbustos pantaneiros.

Guavira, a Campomonesia adamantium, também conhecida como Gabiroba é o “O Fruto que Adão Comeria”.
O Bioma Pantanal é muito rico em recursos naturais porém muitos desses estão sumindo sem ser conhecidos, principalmente por conta do avanço das lavouras, do pasto para o gado e ocupação do solo para habitação.
A guavira é uma dessas riquezar que correm este risco atualmente.

No Mato Grosso do Sul as pessoas dizem que a guavira é a fruta da resistência, porque depois da estiagem, começa a chuva e aí, sim, as frutas aparecem nos guavirais nativos. E é preciso coletar rápido porque elas amadurecem e duram no máximo duas semanas. Ficam em cachos verde e amarelo: a cor do Brasil.

Mas não é só o Mato Grosso do Sul que teve a honra de abrigar essa frutinha nativa mais poderosa do que a laranja. No cerrado, principalmente o Distrito Federal também produz.Seu uso tem benefícios medicinais bastante utilizados por índios e suas raízes ajudam a combater e controlar o colesterol (hipercolesterolemia), depurativo, diabetes, dores reumáticas, menopausa, afecções do trato urinário.

A fruta tem 20 vezes mais vitamina C que a laranja, com presença tânica, também tem notas adstringentes suaves e macias. A cor amarela indica a presença de betacaroteno, que se converte em vitamina A; tem potássio, que ajuda a manter o vigor muscular; cálcio e fósforo, que deixam os ossos e dentes fortes; e magnésio, importante na digestão.

Guavira ou guaviroba é uma fruta selvagem que dá em arbustos nos campos do cerrado de Bonito e um banquete para um pantaneiro nato. A fruta é conhecida já há um bom tempo por pessoas que vivem tanto em Bonito como no Pantanal e é utilizada até mesmo no meio culinário.

Comer Guavira direto do pé é uma delícia, mas em receitas o seu sabor fica mais situante. Em Bonito, por exemplo, a fruta já é utilizada preparação de pratos tradicionais. O sorvete de guavira mostra o melhor deste fruto que de todas as maneiras é saboroso. Entre outras receitas estão a cachaça curtida com guavira, como Taboa Edição Especial, também um símbolo de Bonito-MS, pratos típicos com molho de guavira, que tornaram famosos muitos chefes de cozinha, drinques, licores, e mais algumas que são de dar água na boca.

Seu sabor adocicado encanta paladares de pessoas de todo o mundo que vem a Bonito em busca de novas experiências. E a fruta é altamente valorizada por aqui. Por exemplo, Bonito possui em seu calendário anual o Festival da Guavira, um evento com épocas flutuantes assim como o tempo da fruta.

Esse festival já está na sua 4ª Edição trazendo turistas locais e estrangeiros para prestigiar e vivenciar essa cultura de se catar, cultivar e semear sua utilização para fins gastronômicos trazendo um impacto real e sustentável para os trabalhadores e produtores local da região.

Graças ao Instituto Paulo Machado e dezenas de parceiros o festival abrange um fluxo de capital muito importante para o desenvolvimento de Bonito – MS, fomentando o turismo e a gastronomia local.

Conforme a Lei 5.082, todas as divulgações turísticas do Estado de Mato Grosso do Sul deverão constar a guavira como referência tornando-se o fruto símbolo do estado e referencia turística de Bonito-MS.

Vamos dar prova ao seu valor criando um drinque fácil e gostoso para receber seus amigos em casa.

MS Martini, tem em sua receita cachaça envelhecida no carvalho, Guavira, licor de pêssego, rapadura dissolvida em mel, suco de limão e a decoração é por sua conta, sempre usando um verdinho para dar aroma e sensação de cheiro de mata.

APRENDA A RECEITA

MS Martini

55 ml de cachaça envelhecida (barril carvalho)
15 ml de licor de Pêssego Peachtree
20 ml de suco de limão tahiti
10 ml de mel com rapadura
8 unidades de guavira

Em uma coqueteleira coloque as guaviras e com um socador aperte para retirar seu extrato e sumo. Na sequência, acrescente cachaça, licor, mel e limão. Coloque cubos de gelo e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça martini previamente gelada e finalize com o seu verdinho de preferência.

Receita Mel com Rapadura
300 gr rapadura  + 200 ml mel
Raspe com a faca a rapadura e coloque os dois ingredientes na panela e deixe dissolver em fogo baixo mexendo até toda a rapadura derreter, deixe esfriar e guarde fora da geladeira.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!