Aprenda aqui 6 dicas incríveis para criar um coquetel Tiki de Verdade

Já falamos bastante sobre o início da coquetelaria tiki, como ela surgiu e também mencionamos os dois principais nomes que alavacaram o tiki style pelo mundo.

Conheça a história de Don The BeachComber aqui.

Conheça a história de Trader Vic’s

Mas e sobre as receitas? Será que o mundo conhece apenas o Zombie Cocktail e o Mai Tai?

Diversas pessoas se confundem e associam receitas como a Piña Colada e até o Daiquiri como se fossem receitas tiki mas não se engane, existem diversas possibilidades que você pode aplicar em seu bar para poder criar coquetéis tiki completamente autorais.

Antes de falar sobre as dicas quero deixar apenas uma sugestão: Experimente um Zombie Cocktail e um Mai Tai em um lugar responsável e de qualidade antes de começar criar suas próprias receitas. Estes dois coquetéis darão a você uma percepção de como um coquetel tiki é. Isto poderá ajudar você quando deixe seu cérebro cheio de idéias de sabores e combinações.

Então vamos ao que interessa. seguem aqui as 6 dicas para criar um coquetel tiki.

1 | Rum como base

Sem dúvidas o rum é carro-chefe da cultura de coquetelaria tiki. O destilado de cana-de-açúcar caribenho é  predominante em pelo menos 70% das receitas que você vai encontrar por aí, sem dúvida.
Mas que disse que você precisa ficar apenas com o rum? Experimente misturar ele com outros destilados, como por exemplo, já pensou um blend de rum com uma cachaça envelhecida? Fica uma delícia.

2 | Um toque cítrico

Limão, laranja, grapefruit e siciliano são o pão de cada dia em nossos bares certo? O que eles tem em comum é o azedim que incorporam ao drinque deixando ele mais refrescante, e isso é muito importante em um coquetel tiki. Porque não tentar com acerola, pitanga ou até siriguela quando estas estão em alta temporada?

3 | Spice Flavour

São aquelas especiarias ou ingredientes que se destacam na composição de um drinque. Baunilha, canela, pimenta jamaica, noz moscada, gengibre entre outros ajudarão a ressaltar sabores dentro do seu coquetel.

4 | Frutas Frescas

Estamos no Brasil, clima tropical e absurda abundância de frutas fresca e deliciosas durante o ano todo a um preço mais do que acessível se comparado com nossos colegas na Europa.
A fruta ainda pode se transformar em diversas utilidades. Apenas uma fruta te proporciona uma infinidade de sub-produtos como licores, xaropes, infusões, frutas desidratadas, purês e por aí vai.

5 | Camadas de sabor

Um coquetel tiki se destaca por ser refrescante, cítrico, potente, com camadas de sabores mas que todos eles são apreciados num único gole, então saiba harmonizar suas criações.
Busque criar uma profundidade sensorial que permitirá o cliente provar notas diferentes de sabor durante a degustação.

6 | Não abuse da decoração

Drinque não é Abre-Alas de escola de samba. Você não precisa oferecer ao cliente um carro alegórico ao invés de um drinque.

Um guarda-chuva, uma fruta desidratada, uma flor comestível, um ramo de hortelã, uma meia lua de grapefruit e um canudo de periquito são bonitos e podem ser usados, mas te peço de joelhos. Nunca, jamais, pelo amor dos deuses tiki,  coloque todos eles num único coquetel. 

Para finalizar, eu quero sugerir aqui uma receita de um coquetel tiki que gosto muito.

a
APRENDA A RECEITA

Tiki is not Carnival

40 ml de rum de Porto Rico
30 ml de cachaça envelhecida
15 ml de Don’s Mix ( 1 parte de xarope de canela / 1 parte de suco de grapefruit)
20 ml de orgeat de pistache
10 ml de vermute tinto
3 lances de bitter de blueberry

Coloque tudo na coqueteleira, adicione gelo e bata.
Sirva num copo longo com gelo picado e decore com folhas de hortelã e espeto de blueberries.

Acompanhe todos os posts da coluna Tiki de Verdade aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!