Do Pampa, o bioma mais ao sul do Brasil, o bartender Marcelo Pereira conta para o #BiomasdoBrasil como foi sua infância gaúcha.

Nasci e fui criado em Porto Alegre, minha família sempre me levou durante a minha infância para o sítio onde minha mãe e seus irmãos foram criados.

Este movimento constante da cidade para o campo acabou moldando o que analiso hoje como a minha base dos sabores, comendo butiá, jambolão, bergamota, maracujá, laranjas direto do pé, observando a vida campeira e algumas vezes me arriscar nesta atividade foram essenciais para eu compreender alguns aspectos da minha cultura, região e até de vida.

O sítio fica próximo ao município de Santo Antônio da Patrulha, no salão da igreja minha família organizava, festas juninas para a comunidade local, foi ali por volta dos meus 15 anos meu primeiro contato com atendimento no balcão em uma festa que teve quase 400 presentes.

Nesta mesma época também participava de missas católicas como coroinha e quer saber qual era a minha tarefa? Servir vinho ao padre, na minha cabeça hoje tudo faz sentido, sempre foi minha vocação.Lembro também de ir com a minha vó por parte de pai para algumas viagens quando bem pequeno conhecendo o interior do estado, compartilhando chimarrão em algumas paradas que fazíamos, um dos hábitos mais tradicionais da nossa cultura local.

Da missa do padre, passando pelas festas juninas e parando o bar, comecei a minha carreira profissional na hotelaria no ano de 2014, quando embarquei em navio de cruzeiro para atuar como auxiliar de buffet, assistente de garçom e me encanto como serviço e a hospitalidade. Depois de oito meses em alto mar volto a terra firme e em 2015 começo minha jornada atrás de um balcão.

Depois de especializações em Porto Alegre e São Paulo, assumo em 2017 a chefia do Agulha Bar, onde posso desenvolver junto a minha equipe um trabalho que visa valorizar produtores locais  que vão de hortaliças, frutas até bebidas destiladas, licores e amaros locais.

Em 2019 vou para Minas Gerais me especializar em cachaça e receber o reconhecimento da CanaBrasil de Mestre Cachacier. Sinto que posso contribuir para o crescimento da cena de coquetelaria local toda a vez que consigo trazer profissionais renomados das grandes capitais para compartilhar conhecimento para a comunidade local de bartender.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!