Vieux Carré é uma elegante variação do clássico Manhattan, uma excelente para dias chuvosos e frios.

Criado em New Orleans, cidade que possui o Museu Americano da Coquetelaria, este drinque do baú representa muito bem a coquetelaria louisiana, um dos berços da coquetelaria clássica norte americana.

O Vieux Carré, que é pronunciado [vú cá-rê] foi inventado em 1938 no lendário Hotel Monteleone pelo bartender Walter Bergeron.
O nome é baseado no termo francês que os locais usam para o French Quarter, o bairro mais famoso da cidade.

Outros clássicos da “Big Easy” incluem: Sazerac, Brandy Crusta, Absinthe Frappé, Hurricane e Ramos Gin Fizz. Falaremos sobre vários deles aqui, na coluna Drinques do Baú.

Alguns ingredientes típicos da coquetelaria local são o cognac, rye whiskey, absinto e o icônico bitter  Peychaud’s, uma das bebidas que fazem muita falta no Brasil.

O coquetel em sí consiste de partes iguais de rye whiskey, cognac e vermute rosso com um toque de licor Benedictine e bitters.

No melhor estilo Manhattan (whiskey com vermute e bitters) com pegada louisiana (mais de uma bebida base e toques de licores franceses), de certa maneira esse coquetel também se parece com o clássico Bobby Burns.

Os pontos fortes que identificam o coquetel são a presença de cognac e whiskey com as notas de especiarias presentes no Benedictine e um toque anisado do Peychaud’s.

Sendo assim, não se intimide por trocar o Rye por um Bourbon, de preferência um que tenha uma alta concentração de centeio, e substituir o Peychaud’s por uma mistura de Angostura com Absinto.

Aprenda agora a receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

aprenda a receita

Vieux Carré

30ml cognac
30ml whiskey americano (rye ou bourbon)
30ml vermute tinto
10ml Benedictine
1 dash de Angostura bitters
2 dash de Peychaud’s bitters

Em um mixing glass com cubos de gelo, colocar todos os ingredientes e mexer por aproximadamente 20 segundos. Transfira para um copo baixo com um cubo grande de gelo. Finalize com um zest de laranja bahia.

Então corra logo para a coqueteleira mais próxima, tome um Vieux Carré e compartilhe o seu drinque do baú com alguém incrível! Não se esqueça de sintonizar no melhor do blues para sentir-se em New Orleans!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!