O whiskey é uma das bebidas mais marcantes da história da coquetelaria e a sua enorme contribuição nos deixou drinks incríveis. Aprenda a preparar alguns deles aqui.

A bebida mais importante da história norte-americana, destilado de milho, centeio e cevada e presente em 100 de 100 bares nos últimos 200 anos de história criou um lindo rastro de cultura, tradição e coquetéis que fazem parte da vida de qualquer bartender.Separamos cinco dos grandes clássicos da coquetelaria que caem como uma luva quando preparado com Jack Daniel’s Old No.7 e que possivelmente você ainda não experimentou. De quebra, contamos um pouco da história e do contexto onde o drink foi criado.

Paper Plane

Criado em 2009 pelo bartender Sam Ross, enquanto trabalhava no Milk&Honey, bar histórico de Nova Iorque, o drinque é uma combinação fácil e prática de partes iguais de Jack Daniel’s, Aperol, Amaro Nonino e suco de limão siciliano.

As notas do Aperol, levemente amargas e frutada de grapefruit combinadas com o herbal e floral do Amaro Nonino dão um toque especial a essa receita. E como todos os bons clássicos, são simples e de fácil assimilação.

22 ml de Jack Daniel’s
22 ml de Aperol
22 ml de Amaro Nonino
22 ml de suco de limão siciliano fresco

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente.Sirva em uma taça coupé previamente gelada e finalize com um zest de limão siciliano.

Dica! Experimente a receita com diferentes tipos de Amari para ver como o resultado pode mudar.

Manhattan

A história data de 1870 em Nova Iorque, numa festa no Manhattan Club, quando Dr. Ian Marshall, decide homenagear Lady Randolph Churchil, mãe do político inglês Winston Churchill. Anos mais tarde, essa história foi considerada um mito, mas ainda é a mais conhecida.

60 ml Jack Daniel’s
30 ml vermute tinto
2 dashes Angostura bitter

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Coe para uma taça coupe previamente gelada e finalize com uma cereja maraschino.

Dica! Para fazer um Cuban Manhattan, um clássico da ilha caribenha, troque o whiskey por rum anejo.

Old Fashioned

No livro de 1862 escrito por Jerry Thomas já aparecem os Fancy e Improved Cocktails e suas receitas para Brandy Cocktail, Gin Cocktail e Whiskey Cocktail embora utilizassem ingredientes semelhantes, utilizam métodos e serviços bem diferentes.

Já o termo Old-Fashioned aparece em 1880 mostrando uma necessidade da época de pedir por um cocktail à moda antiga, simplesmente com açúcar e bitters.

60 ml de Jack Daniel’s
7 ml de xarope de açúcar 1:1
3 dashes de Angostura

Adicione o açúcar e o bitter ao fundo de um copo baixo e misture para integrar. Adicione gelo, e whiskey e misture novamente por 10 segundos.
Decore com um twist de limão siciliano e sirva sem canudo.

Aproveite este coquetel para refletir como o que bebemos são um reflexo dos nossos tempos e aproveite para refletir sobre este novo ano que inicia-se. Saúde!

O drinque, que teve um sumiço nos últmos 50 anos, retornou com tudo na última década e hoje é considerado o mais consumido nos melhores bares do mundo.

Dica! Para inovar um pouco, e ter um Improved Whiskey Cocktail, presente no Bartenders Guide de 1887, adicione uma colher bailarina de licor Maraschino.

New York Sour

Datada do século XIX, esta inovação de coroar um Whiskey Sour com um float de vinho tinto iniciou-se em Chicago e ao início do sec.XX já era conhecida como New York Sour.

A rota feita pelo coquetel e pelo nome é desconhecida, mas a revitalização da técnica pode ser atribuida a David Wondrich que descreve em seu livro Imbibe! o “claret snap”, onde “snap” é um toque e “claret” é vinho tinto.

60 ml de Jack Daniel’s
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar
15 ml de vinho tinto (para o float)

Bata vigorosamente os ingrediente com gelo e coe para um copo on the rocks com gelo novo. Flutue o vinho e sirva sem decoração.

Dica! Caso queira bater o vinho junto na coqueteleira, temos um New Yorker Cocktail.

Toronto Cocktail

Seu primeiro registro aparece no livro de Robert Vermeire “Cocktails and How to Mix Them” de 1922 sobre o nome de Fernet Cocktail, embora atualmente seja mais conhecido por Toronto Cocktail.

Em uma das receitas descrita em 1922, o destilado base pode ser Cognac ou Rye Whiskey, contudo, no livro “The Fine Art of Mixing Drinks” de 1948, David Embury recomenda um canadian blended whiskey.

50 ml de Jack Daniel’s
5 ml de xarope de açúcar
5 ml de fernet
1 dash de Angostura bitters

Mexa com gelo e sirva em taça previamente resfriada ou sobre gelo em copo baixo. Decore com casca de laranja.

Dica! Para fazer um King Cole Cocktail retire o bitter e finalize com uma fatia fina de abacaxi. Para fazer um Toronto beem canadense, prove com rye whiskey.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!