The Patsy Cocktail, drinque de Raul Dias, vencedor do Tennessee Calling 2019

O Patsy Cocktail nasceu do tema do Tennessee Calling 2019, promovido pela Jack Daniel’s no Brasil.

Como tema, o encontro entre um dos maiores artistas da música de todos os tempos, Frank Sinatra com a bebida ícone dos EUA, Jack Daniel’s.

Raul Dias  escolheu homenagear o grande cantor norte-americano Frank Sinatra através do seu restaurante favorito em Nova Iorque, chamado Patsy Italian.O contexto histórico do drink é extremamente original e Raul nos explica: “A ideia do cocktail era imaginar encontro entre amigos (o Mr. Jack e Frank Sinatra que era apaixonado por Jack Daniels) para tomar um drink e conversarem. Mas o que eles levariam para esse encontro? Imagino que Mr. Jack levaria uma garrafa de Jack Daniel’s. Já Frank levaria seu prato favorito, uma parmigiana de berinjela feita por sua mãe”.

Com uma receita que reconstrói os ingredientes da parmegiana Raul se sagrou vencedor do Tennessee Calling 2019. O drink foi julgado por um time técnico muito bem capacitado: Adriana Pino, Jéssica Sanchez,  Marquinhos Felix, Gilberto Almendola e Maurício Porto.

por dentro da receita

Uma Berinjela à Parmigiana.
Esse era o prato favorito de Sinatra e que serviu como inspiração para a criação do drink.

De acordo com Raul:  “Na Itália eles costumam temperar o molho de tomate com amêndoas, então usei o licor de amêndoas e shrub de tomate. Resolvi dar um toque de limão, que teria que ser espremido pelo menos 20 minutos antes, ou não daria certo pela quantidade de ml que precisava ter no copo se espremesse na hora.”

A receita é mais complexa do que estamos acostumados. Raul trouxe ingredientes inusitados para o copo.

“A parte mais difícil foi acertar a acidez do limão. O drink tem um sabor bem presente de Jack Daniel’s e a mistura de sabores do shrub com o licor de amêndoas e limão entrando pra da um toque adstringente e de frescor. Na finalização escolhi um queijo Grana Padano por causa do umami e do tomilho pelo aroma salgado.”
conclui o bartender.

Quer aprender a receita? Vamos lá!

APRENDA A RECEITA

The Patsy Cocktail

60 ml de Jack Daniel’s Old No. 7
35 ml de shrub de tomate clarificado
20 ml mix cítrico
10 ml de licor de amêndoas italiano
Grana Padano e tomilho para acompanhar

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes líquidos e bata vigorosamente. Coe para um copo ou taça baixa com cubos de gelo e finalize com grana padano e tomilho.

sobre o bartender

Raul Dias começou sua carreira de bartender no Alberta #3 em 2014, logo assumiu o cargo de chefe de bar. De lá foi para a recém aberta Casa do Porco e se dividia ao mesmo tempo no balcão Bar da Dona Onça. Em 2016 foi trabalhar com Marcelo Serrano na abertura do Recreo Bar, nos Jardins,em SP.

Depois de passar pelo Silo Bar esteve no Factorio e Tulum. Acumula ainda duas boas aparições em campeonatos. Ficou em 1º lugar no Dia de Los Muertos da Tequila Patrón em 2016, em 1º no Fireball Challenger em 2019 e entre os quatro primeiros do Most Imaginative Bartender 2017 de Bombay Sapphire.

Atualmente é chefe de bar do Candy São Paulo, além de ser um dos sócios do gin Curia e da Cachaça Trevo.

De quebra, aprenda uma outra receita autoral de Raul Dias que está no Mixology News.

Corre pra conhecer o Tambaba, drink com frutos do mar e óleo de jeriva.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!