Quanto vale um rótulo de whiskey? Que tal 7 milhões de reais em um Macallan?

Um mesmo barril de The Macallan vem sendo protagonista de uma disputa acirrada por recordes mundiais.

Em 2018, foram 3 novas marcas alcançadas por garrafas do líquido provindo do barril 263 – uma delas pela única garrafa de The Macallan desenhada pelo artista irlandês Michael Dillon que foi arrematada por mais de um milhão de libras, valor mais alto já pago na história por uma garrafa de bebida.

Quase um ano depois, em leilão na Christie’s, em Londres, um novo capítulo desta história levou esse valor para £ 1,5 milhão (US$ 1,9 milhão ou R$ 6.6 milhões).Levada a leilão ao lado de outras 178 garrafas da série Fine & Rare da The Macallan, a raridade do líquido por si só já é motivo para explicar o preço da garrafa. Envelhecido por 60 anos, foi envasado em 1986. Esse período causou uma grande perda pela evaporação, conhecida como “a parte dos anjos” (angel’s share).

Assim, restava muito pouco do whisky colocado no barril em 1926 para engarrafar, rendendo apenas 40 garrafas. A The Macallan contratou dois artistas importantes, Valerio Adami e Peter Blake, para projetar os rótulos de 24 destas garrafas, divididas igualmente entre os dois.

Mais duas garrafas foram vendidas individualmente e receberam marcas próprias, uma das quais foi pintada à mão por Michael Dillon. As 14 garrafas restantes foram adornadas com uma etiqueta Fine & Rare e são as mais antigas da série por idade e safra, e o novo recorde foi atingido justamente por uma delas.

Conheça os 9 whiskies com melhor custo-benefício no Brasil

Fundada em 1824, às margens do rio Spey no nordeste da Escócia, The Macallan iniciou sua vida como uma empresa pequena, fornecendo à vizinhança um whisky single malt que rapidamente alcançou fama por sua excelente qualidade.

Os primeiros donos compartilhavam a determinação na fabricação do melhor produto possível, um legado que foi passado através de gerações. Hoje, a reputação de The Macallan pela qualidade e caráter distintivo é apreciada por “connoisseurs” do mundo todo e toma como base o trabalho dos antigos mestres para que sejam usufruídos pelas futuras gerações

No Brasil, o whiskey The Macallan é importado e distribuido pela Aurora Fine Brands.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!