Aprenda a preparar o Sunset Marajoara, drinque do bartender Junior Braga

Nas margens da baía Guajara foi estabelecido em 12 de janeiro de 1616 o Forte do Presépio, um fortim de madeira para que os portugueses pudessem controlar a entrada nas águas da Amazônia. Já em 1625, foi construído na capital da capitania o posto de fiscalização comercial chamado de “Casa de Haver o Peso” ou “Lugar de Ver o Peso”.

Para homenagear a longa e bela história da Metrópole da Amazônia, ou Cidade das Mangueiras, Junior Braga criou a receita do Sunset Marajoara. A mistura busca honrar a diversidade cultural e de sabores de Belém.Com ingredientes típicos e fáceis de encontrar, o Sunset Marajoara aproveita o isolamento geográfico da região norte para buscar trabalhar aspectos regionais no coquetel. Na base uma cachaça de produção local envelhecida no carvalho e piquiá. Manga e maracujá são frutas disponíveis facilmente nas feiras de Belém e por fim o cardamomo é o espírito cosmopolita com um sabor para além das fronteiras nacionais. A receita é servida em um copo artesanal marajoara.

Foi em 2010 que Antonio Junior Braga apaixonou-se pela coquetelaria. Na falta de uma escola local em Belém, em 2011 foi aprender a arte em São Paulo onde fez a formação da ABB e Prodrinks. A experiência teórica rendeu oportunidades profissionais na capital paulista, mas logo Junior voltou para Belém na busca por estabelecer e fortalecer uma cultura local de coquetelaria. Sempre em busca de aperfeiçoamento, pratica o intercâmbio constante com São Paulo, mas também já ministrou formações no Acre. Na trajetória de bares, passou pelo Pobre Juan, Praça São Lourenço e diversas baladas na região de Pinheiros em São Paulo. Atualmente está no Vegas Club em Belém do Pará.

Quem quiser desfrutar de um Sunset Marajoara, o drinque está na carta do Vegas ao custo de R$ 28. Uma combinação amazônica dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Sunset Marajoara

60 ml de cachaça regional envelhecida no carvalho e piquiá
10 ml vermute Noilly Prat
6 bagas de cardamomo
80 g manga in natura
50 g maracujá in natura
1 bailarina rasa de açúcar
1 ramo de manjericão para guarnecer

Em uma coqueteleira coloque as bagas de cardamomo e macere. Em seguida adicione a manga o maracujá e o açúcar macere novamente até que a mistura se transforme em um purê. Adicione então o vermute e a cachaça e faça o dry shake para na sequência bater novamente com gelo. Por fim faça uma dupla coagem para um copo marajora e guarneça com duas lâminas de manga é um ramo de manjericão.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!