Aprenda a preparar o Apothekose, drinque do bartender Thiago Ceccotti

Aos grandes heróis da antiguidade era reservado uma distinção que poucos alcançavam, a apoteose. Trata-se de elevar meros mortais ao status de divindade. A palavra apoteose significa literalmente “transformação divina”: o homem que se torna deus. Vem do grego antigo: apo que significa “tornar-se” e theos, “deus”. Também derivada do grego, a palavra apothéke se deriva em botica que significa desde um pequeno armazém, bodega até local de dispensa de medicamentos, as atuais farmácias.

Em busca de criar um novo clássico brasileiro para a final do campeonato Arte da Cachaça Leblon em 2015 Thiago Ceccotti concebeu o Apothekose. Uma releitura do Rabo de Galo que é uma verdadeira deificação da cultura de boteco, que honra a cultura dos pequenos botequins e armazéns além da cultura de aperitivos no Brasil.

A mistura busca adaptar para as preferências do paladar atual o sabor do clássico Rabo de Galo. Para isso chegam o vermute seco que juntamente com o Cynar remetem à herança italiana, o xarope 1883 Elderflower homenageia a tradição francesa, que também está presente na base alcoólica através da cachaça Leblon.

Nascido nas Minas Gerais, Thiago Ceccotti é, além de bartender, mestre em estatística pela UFMG. Fã de coquetéis clássicos e amante do riso fácil é especialista em bebidas para flavors e mixologista da 1883 em Belo Horizonte. Produz também conteúdo no Bartending Notes e para o Mixology News. Começou sua carreira de bar em 2012 no Oliver Art Bar e no ano seguinte foi para o balcão do Elvis King Pub até o fechamento da casa. Atualmente atua no Dub Maletta, em Belo Horizonte.

Thiago destacou-se ainda em premiações e campeonatos. Venceu a etapa Belo Horizonte do Grey Goose Vive La Revolucion 2014 além de um terceiro lugar do Absolut Creative Drink 2014, também na etapa local. Foi ainda finalista nacional do Arte da Cachaça Leblon 2015, semifinalista World Class 2016 e representante de Minas Gerais no nacional. Finalista nacional Beefeater MIXLDN 2016 e por fim agraciado com o prêmio de Melhor Carta de Drinques VEJA Comer & Beber 2017.

Aos que se interessarem em um copo apotético e apoteótico, o Apothekose não está na carta de nenhum bar, mas pode ser pedido no balcão no Dub Maletta. Uma combinação divina dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Apothekose

60 ml de Cachaça Leblon
25 ml de Martini Extra Dry
15 ml de Cynar
5 ml de 1883 Elderflower

Um um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Coe para um copo baixo com um cubo de gelo grande. Finalize com  um zest de limão siciliano.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!