Aprenda a preparar o Liberté, drinque do bartender Jucemar Ferreira

Determinadas expressões definem um tempo histórico. Os general romano Júlio César teria pronunciado as palavras “Veni. Vidi. Vici.”. O movimento ambientalista criou o “reduza, reuse, recicle”. Mas certamente um dos lemas de três palavras mais famosos é o liberdade, igualdade, fraternidade que resume o marcante período da Revolução Francesa.

Especialmente para a etapa sul do Vive La Revolucion da Grey Goose em 2013 Jucemar Ferreira optou pela liberdade em seu Liberté. Um drinque de cor borgonha como a bandeira francesa e que busca honrar o dia de glória que chegou.

Aos copos cidadãos, formai vossos batalhões! O Liberté busca promover pequenas revoluções com o uso de elementos menos convencionais, como a beterraba que tem como efeito um padronização de cor para chegar ao tom borgonha perfeito. Mas ao mesmo tempo além da vodka francesa, o coquetel utiliza ingredientes encontráveis com facilidade como o Cointreau, gengibre e abacaxi. O resultado é visualmente marcante e agradável ao paladar.

Jucemar Ferreira começou sua carreira aos 19 anos em um pub inglês em Florianópolis. Ao longo da carreira foi bartender no El Divino Lounge, chefe de bar no Tatsuya Sushi Lounge, bartender no Kabutz (em São José), gerente geral no Treze e atualmente é sócio proprietário do No Class, casa especializada em coquetelaria. Além disso, acumula atividades com projetos, eventos, workshops, cursos e consultorias.

Dentre os campeonatos, esteve no Catarinense do Dia do Bartender em 2012, Catarinense de Coquetelaria em 2013, finalista nacional no “Vive La Revolución” 2013 da Grey Goose etapa sul em 2013, semifinalista no Absolut Creative Drinks em 2014 e mais uma participação na etapa sul do “Vive La Revolución” em 2014. Já em 2015 disputou e venceu o Primeiro Campeonato de Pisco em Florianópolis.

Quem se emociona em ouvir a Marselhesa pode pedir o seu Liberté direto No Class em Florianópolis ao custo de R$ 18. Uma mistura com liberdade, igualdade e fraternidade dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Liberté

40 ml de Grey Goose vodka
10 ml de licor Cointreau
30 ml de xarope artesanal de beterraba, cravo e pimenta branco
20 ml de suco de abacaxi natural
03 gotas de extrato de gengibre

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Bata vigorosamente e despejar o conteúdo coado a um cálice previamente resfriado. Decorar com folha de abacaxi, meia fatia de abacaxi desidratado e cravo.

Receita de xarope artesanal de beterraba, cravo e pimenta branca

330 ml xarope simples (1:1)
660 ml extrato de beterraba
10 un de cravo da índia
15 g de pimenta branca inteira

Confeccionar o xarope simples na proporção de partes iguais de açúcar e água. Extrair o suco da beterraba em um juicer e adicionar ao xarope. Misturar o cravo da índia e a pimenta previamente macerada na mistura. Manter em fogo alto por 5 minutos. Após resfriar deixar em descanso em geladeira por 04 dias. Coar e transferir para um recipiente esterilizado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!