Aprenda a preparar o Ser-tão Mulher, drinque da bartender Alice Guedes

Sérgia Ribeiro da Silva foi ainda jovem raptada e acabou esposada por seu raptor, com ele teve sete filhos e após a morte do marido, lutou pela memória e dignidade dos homens que lutaram e morreram ao lado de seu amor. Essa mulher é Dadá, esposa de Corisco e única cangaceira a pegar em armas para atacar as patrulhas volantes.

Dadá é acima de tudo símbolo de força da mulher do sertão, forte e combativa teve quase toda a perna amputada pela crueldade das forças da lei que mataram Corisco. Com o mesmo talento andava armada e sabia disparar, mas também produzia belíssimos bordados. Após a dissolução do seu bando seguiu em frente contando sua história até sua morte aos 78 anos.

Para homenagear essa força feminina no semi-árido nordestino, Alice Guedes criou o Ser-tão Mulher uma homenagem a Dadá, mas principalmente a força e feminilidade. Na base, uma cachaça baiana, estado onde a cangaceira passou o seus últimos anos em vida. Geléia de cupuaçu pela doçura, limões tahiti e siciliano a acidez, pimenta para secar a boca. Um bitter de café traz o amargor e o spray de cumaru é o aroma da mulher que nunca se perdeu a si mesma e esteve sempre presente na linha de frente.

Carioca, Alice Guedes teve em sua trajetória em sua terra natal passagens importante pelo Meza Bar e Nola. Após um período em Buenos Aires no Floreira Atlântico, voltou para o Brasil para compor o time do Guarita Bar bem no início do bar e segue na casa até hoje. Especialista em destilados pela Wine & Spirit Education Trust (WSET) foi por duas vezes uma das dez melhores no Diageo World Class.

A quem quiser tomar esse tiroteio de força no copo, que faria até Corisco se entregar, o Ser-tão Mulher é uma criação exclusiva da carta do Guarita bar. Um coquetel do cangaço dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Ser-tão Mulher

60 ml de cachaça
15 ml de limão tahiti
15 ml de limão siciliano
2 bailarinas de geleia de cupuaçú
3 gotas de solução de pimenta
3 gotas bitter de café
spray de Cumaru

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Faça coagem dupla para um copo baixo ou uma cumbuca de cerâmica.
Finalize com um perfume de cumaru e guarneça com uma colher de madeira com geleia de cupuaçu.

Receita de geleia de cupuaçu

1 kg de cupuaçu
2 kg de açúcar refinado
1 xícara de água mineral

Colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar em fogo baixo até reduzir.

Solução de pimenta

3 g de pimenta dedo de moça
3 g de pimenta baniwa
3 g pimenta murupi
100 ml de azeite

Bater o mix de pimentas no liquidificador e na sequência coar em um filtro de café.
Mix de pimentas batido no liquidificador e coado no filtro de café

Receita de spray de cumaru

200 g de cumaru
300 ml de álcool neutro

Misturar os ingredientes e deixar infusionar por 15 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!