O Knickerbocker poderia ter nascido na era Tiki, mas data de 1862

O Knickerbocker aparece no livro Bon Vivant’s Companion de 1862, escrito por Jerry Thomas.

Embora a origem do coquetel não seja clara, o nome leva a crer que tenha surgido na cidade de Nova Iorque. A palavra Knickerbocker vem do termo utilizado para se referir aos colonizadores holandeses, outro verbete com origem semelhante é o termo Yankee.

Esta combinação de rum envelhecido, Curaçao, xarope de framboesa e limão tahiti traz o caráter tropical e frutado do rum à tona, uma combinação pouco comum na época.

Outro ponto interessante é a escolha do rum da ilha de Santa Cruz, nas Ilhas Virgens, um tipo de rum mais leve e frutado. O historiador David Wondrich recomenda um rum ouro de corpo médio de Porto Rico.

20 anos depois de aparecer no livro de Jerry Thomas a receita do Knickerbocker já aparece com uma pequena modificação no livro de Harry Johnson, adicionando uma fatia de laranja e uma de abacaxi à receita.Coincidentemente a adição de laranja e abacaxi a coquetéis tropicais acabou virando uma prática comum na coquetelaria dos anos 80, modificando receitas clássicas como Mai Tai, Hurricane e Planter’s Punch.

A receita de Jerry Thomas pede que a casca do limão utilizado para o suco seja colocada dentro do copo em que o coquetel será servido, uma prática que posteriormente seria muito utilizada pelos bares Tikis.

Quanto à apresentação, novamente vemos a prática comum da época de servir sobre gelo moído e decorar com frutas da estação. Contudo, Harry Craddock deixa a entender, no livro Savoy Cocktail Book, que já servia o coquetel em taça nos anos de 1930, trazendo um serviço mais internacionalizado e adaptado à época.

Quanto ao xarope utilizado, a receita pede especificamente pelo feito com framboesas, ao contrário do comum grenadine utilizado em receitas tropicais como Mary Pickford, Singapore Sling e Bacardi Special.

Esse drinque do baú talvez seja um coquetel muito a frente do seu tempo, mas também nos mostra que clássicos são intuitivos e aparecem por diversas razões em diversas culturas.

aprenda a receita

Knickerbocker

60 ml rum ouro
25 ml suco de limão tahiti
15 ml Curaçao
15 ml xarope de framboesa

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Sirva em um copo baixo com gelo moído.
Decore com as frutas da estação que preferir.

Conheça outros Drinques do Baú aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!