Será que o Tuxedo N°2, essa deliciosa variação de Dry Martini de 1900 pode se tornar uma estrela dos bares?

Uma elegante variação de Dry Martini está aos poucos retornando à moda e sendo lembrada por bartenders de todo o mundo. Um coquetel ao estilo fancy – com maraschino, absinto e orange bitter – e com um nome chic, este é o Tuxedo Nº2.

Sua primeira aparição é na versão de 1900 do Bartender’s Manual de Harry Craddock, onde aparece apenas como Tuxedo. Só em 1930, no icônico Savoy Cocktail Book é que este coquetel aparece como Tuxedo Nº2.
Antes disso ele também compõem a seleção de outros seis diferentes livros de bar.

O nome vem do resort Tuxedo Park, construído ao redor do lago Tuxedo, que recebia a nata da sociedade novaiorquina. É deste mesmo local que temos a origem do nome para o traje de gala. Já o nome do famoso lago vem da língua lenape e significa “águas claras.”

Esse Drinque do Baú é claramente inspirado nos Fancy Cocktails, embora tenha sido criado com Old Tom Gim as versões mais modernas seguem o Savoy Cocktail Book e utilizam London Dry.

Um coquetel semelhante, o Turf Club, já aparece em 1900 no livro de Harry Johnson e utiliza o gim do estilo Plymouth, além de utilizar a famosa azeitona.

Fato é que a nomenclatura Tuxedo N°2 é a mais utilizada para falar desta variação de Dry Martini que recebe um toque adocicado e amendoado de licor Maraschino, notas herbais de absinto e um toque seco e cítrico de orange bitter.Este drinque do baú é uma bela imagem da coquetelaria no início do século 20. Uma bebida alcoólica, mas extremamente palatável e com diversas camadas de sabor.

Como diversos coquetéis desta era tem recebido adaptações modernas dos bartenders que estão explorando essas receitas com novos estilos de vermutes e jerez. Uma versão que se tornou muito famosa é a do Flora Bar em Nova Iorque, que utiliza vermute bianco no lugar do vermute seco.

aprenda a receita

TUXEDO N°2

50 ml london dry gin
50 ml vermute seco
5 ml licor Maraschino
2 dash orange bitter
spray de absinto

Inicialmente, perfume a taça com absinto e coloque no freezer. Na sequência, em um mixing glass com gelo mexa os demais ingredientes e sirva na taça preparada. Decore com zest de limão siciliano e cereja.

Aprenda dezenas de Drinques do Baú aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!