Melhores do Ano 2022 – Conheça a Retrospectiva Mixology News que conta com voto popular para eleger vencedores

Muitos bares abrindo, muitos bares fechando.
A cena de coquetelaria no Brasil volta a ferver, talvez como ainda nunca vimos.

A indústria de bebidas ainda segue acanhada em investimentos no setor se comparado com antigamente, mas se depender dos empresários de A&B, os negócios vão seguir a todo vapor.

São dezenas de bares abrindo nas principais capitais do Brasil, e por consequência, a necessidade de bons bartenders para assumir imediatamente as barras de norte a sul.

Nós acompanhamos o ano inteiro esse movimento e com a ajuda de uma dezena de especialistas em coquetelaria, fizemos uma lista para ser votada pelos nossos seguidores no instagram. No total foram mais de 6 mil votos populares, com total transparência e sem interferência da organização.

Vamos descobrir os vencedores?

Revelação da Coquetelaria

A votação de Bartender Revelação do Ano não busca bartenders novatos especificamente, e sim bartenders que tiveram uma ascensão relevante por conta do seu trabalho desenvolvido durante o período de um ano, novamente, pesquisamos com dezenas de especialistas do mercado, escolhemos quatro e então nossa comunidade vota e escolhe o vencedor.

Alison Oliveira, bartender do Caledônia Bar, em SP conquistou o primeiro lugar com 336 votos, seguido de Frederico Viana, do Vian (Rio de Janeiro), Babi Neumann, do Traçado (Brasília) e Vinicius Demian, do Santana Bar (São Paulo).

“Significa que fiz e estou fazendo um bom trabalho aqui no Caledônia e aconteceu por que faço parte deste time, sem todos os envolvidos no processo seria mais demorado ou não teria essa revelação. O segredo é esse, todas as engrenagens são importantes para o Caledônia se destacar.” afirma Alison, bartender que já teve passagens em diversos bares de São Paulo.

Drink mais preparado

2022 foi o real ano da retomada dos bares, dos restaurantes e baladas e com esse intervalo de quase dois anos confusos de atividades resolvemos perguntar aos nossos seguidores qual o drink mais preparado no ano de 2022 por eles e a resposta não foi muito fora do que imaginávamos.

Gin Tônica segue em primeiro lugar, mas seguido de perto por um novato nos bares, o Fitzgerald. Na sequência vieram Caipirinha e Moscow Mule.

Dos quase 800 votos registrados, 231 pessoas disseram que Gin Tônica foi o drink mais preparado por eles no ano, seguido de Fitzgerald (216 votos), Caipirinha (170 votos) e Moscow Mule (156 votos).

Melhor bar do Ano
Em um dos países com a maior oferta de bons bares do mundo, elencar quatro bares apenas para concorrer é um desafio enorme, e para isso pedimos ajuda à dezenas de especialistas em bebidas, que deram sua opinião para então chegarmos na nossa lista.

Tan Tan Bar, em São Paulo conquistou a com 338 votos, seguido de Pina Drinques (São Paulo), Liz Cocktail (Rio de Janeiro) e Vasco 1020 (Porto Alegre).

O bar vencedor abriu as portas em 2015 em um pequeno endereço no bairro de Pinheiros, São Paulo e vem melhorando a cada ano. Com uma reforma estrutural em 2018, o lugar quase que dobrou de tamanho e passou a figurar nas listas dos principais bares do mundo como a 50′ Best Bars e a Tales of the Cocktail.

Acontecimento mais importante do ano

Com 52% dos votos, o Bar Convent SP foi escolhido como o acontecimento mais importante do ano de 2022. Na sequência, o Guest das Minas levou 25% dos votos, seguido de Amazonia Sour com 13% e Campeonato Rabo de Galo regional com 10% dos votos.

A 2ª edição do BCB, realizado em junho de 2022 contou com um número recorde de inscritos, 4728 pessoas e 120 marcas participantes. Mais uma novidade é que para acomodar o crescimento de público e atividades a feira escolheu a Bienal do Ibirapuera como nova casa para 2023.

melhor lançamento do ano

Última premiação com voto popular, escolhemos quatro dos principais lançamentos de produtos do ano no Brasil, em diferentes categorias e segmentos, desde rótulos de destilados, bebidas ready-to-drink e linha de bitters.

Concorreram como Melhor Lançamento do Ano de 2022 os seguintes produtos:
Amz Tropical Gin com 580 votos, seguido de San Basile Bitters com 302 votos, Yvy Xaxado e Yvy Carimbó com 189 votos e Lamas Rarus, da Destilaria Ramas com 76 votos.

AMZ, gin com jambu do Pará surpreendeu na votação com um movimento coletivo para premiar a marca com o primeiro lugar. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!