Kir Royale, o drink que ninguém sente falta pode voltar com tudo por causa da série “Emily in Paris” da Netflix

O drink perfeito para tomar e não fazer nada disse a protagonista de  Emily in Paris, série da Netflix, que apresenta o Kir Royale como uma provável tendência na coquetelaria em 2023.

Depois de quase um ano sob os holofotes principalmente lá no Velho Mundo, parece que a popularidade do Negroni Sbagliato foi usurpada pelo Kir Royale – coquetel esquecido (amém) que apareceu várias vezes na terceira temporada da série que está fazendo sucesso na Netflix.

Para os que ainda duvidam do poder da mídia, vale lembrar o boom de  Negroni Sbagliato – com Prosecco, que ficou popular depois que a estrela de House of the Dragon (HBO), revelou que é a bebida preferida deles ou ainda a inacreditável febre o Cosmopolitan após a aparição em Sex and the City duas décadas atrás.

A série da Netflix ajudou a trazer o ressurgimento do último possível coquetel da moda, o Kir Royale, depois que Emily e seus colegas parisienses Luc e Julien beberam os drinks durante um almoço ao ar livre comemorando o desemprego do personagem.

A bebida tradicional conta com Espumante e Creme de Cassis – um licor feito de cassis, um tipo de groselha preta da região da Borgonha, França .

O drink é apresentada duas vezes mais até que Emily sugere que a família de sua amiga Camille criar uma versão enlatada do coquetel com sua marca de champanhe Champere. A sugestão resulta na criação de Champere. (garrafa acima).

Parece algo semelhante com o movimento que vivemos de enlatamento de bebidas artesanais? 

O resultado é que já podemos observar o Kir Royal começando a virar tendência nas redes sociais logo após o lançamento da terceira temporada.

A popularidade viral da bebida não parece estar diminuindo. Os espectadores continuaram a acessar as mídias sociais para compartilhar o interesse pela bebida.

Uma pesquisa rápida no Google Trends mostra como a curva de interesse do usuário nos últimos 5 anos está no pico e segue crescendo.

Historia do drink

A criação do Kir Royal se dá através de outro drink, menos famoso, o Kir, receita que troca o espumante pelo vinho branco. Sua receita remonta a 1904 e a história diz que é criação de um garçom do extinto Cafe George, em Dijon. Faivre, o garçom, de o nome de Cassis Blanc ao drink, mas o nome Kir ganhou força devida à promoção feita por um político local em festas oficiais da região, Canon Félix Kir. Rapidamente o drink ficou conhecido como aperitivo do Canon Kir, e então, apenas por Kir.

Daí para a natural troca do vinho branco típico da região para o espumante brut ou Champagne foi rápido, então o Kir Royal surgia.

aprenda a receita

Kir Royal

150 ml de espumante brut
15 ml de licor de cassis
1 cereja amarena

Em uma taça flute previamente gelada, coloque o espumante primeiro. Na sequência, coloque o licor de cassis de modo que o licor se misture levemente ao espumante. Finalize, se quiser, com uma cereja amarena.

Experimente preparar apenas quando todas as bebidas estiverem muito bem geladas. Experimente trocar a cereja de chuchu pela cereja amarena.

Evite colocar o licor primeiro, isso vai fazer com que o espumante fique separado do licor. Para alguns, pode até parecer bonito, mas o gosto vai ser um drink seco até o fim, quando vem um gole final adocicado.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!