Arpo Gin vem com espírito leve e descontraído que formam a identidade do Rio de Janeiro

Concebido no Rio de Janeiro, com elementos que transferem o espírito solar da cidade à uma receita equilibrada, ao mesmo tempo despretensiosa e elegante, marcada por notas cítricas. Assim nasce a Arpo, gin artesanal brasileiro com DNA carioca, já disponível nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O lançamento é fruto de sociedade entre os grupos Fábrica e grupo Privilège com o premiado mixologista Lelo Forti, que assina a receita da bebida, e o executivo Diego Barcellos, que esteve 9 anos à frente das operações da multinacional de bebidas Pernod Ricard, nas regiões Sudeste e Centro Oeste.

Assim, o Arpo surge através das histórias vividas ao pé do mar ou da serra, em lugares que não aparecem no cartão-postal, mas estão carimbados no imaginário de quem é da carioca gema, daqueles que fogem dos clichês e apresentam as cartões postais de de outro ângulo, praias escondidas, a festa do momento e os bares onde a carioquice se renova.

Lelo Forti, gaúcho há décadas radicado e apaixonado pelo Rio de Janeiro, afirma que a receita do Arpo é resultado não só de “uma vasta pesquisa de campo por destilarias de dezenas de países, mas sobretudo do encontro entre raízes da infância ao lado dos avós italianos mestres na destilaria, com ingredientes da Mata Atlântica e a poesia do pôr do sol carioca“.

Sobre a receita do gin, Lelo explica: “o Arpo Gin é preparado em pequenos alambiques de cobre e apresenta um corpo firme, único e muito elegante. São quase dez botânicos selecionados à mão, em pequenas quantidades e antes de serem destilados, passam por um processo único que chamamos de infusão cruzada, dentro do próprio alambique. Os ingredientes, combinados da maneira secreta quando destilados, trazem muito equilíbrio, sabor, potência, aroma e frescor. Assim, o Arpo Gin mostra sua personalidade com notas picantes da pimenta rosa e alcaçuz, um sabor cítrico intenso e um frescor pouco visto no mercado nacional, graças a combinação de capim limão, erva mate e tangerina brasileira.”

O resultado é um produto único que, apesar de jovem, tem segredos que remetem às tradições centenárias de uma típica família de imigrantes europeus que chegaram no sul do Brasil no século XIX.

Diego Barcellos, sócio e CEO da Arpo, fala sobre os desafios do posicionamento da marca em um mercado competitivo. “A categoria de gin vem crescendo no mínimo 2 dígitos nos últimos 5 anos, mesmo com o surgimento de outras marcas e categorias, o grande desafio será fazer com que o gin expanda para cidades emergentes e não fique somente na grande bolha das capitais e no centro metropolitano”, afirma.

Produzido em uma destilaria 100% artesanal, o Arpo chega inicialmente aos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo. E, a partir do primeiro semestre de 2023, a todo o Brasil. Já é possível adquirir o gin pelo site da marca.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!