Gil Tônica, ou melhor, o Gin Tônica com um toque de clitória é o drink servido no jantar da posse do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja receberam alguns dos principais chefs nacionais para criar um cardápio com ingredientes regionais e típicos para o jantar oferecido aos convidados, após a cerimônia de posse que aconteceu nesse domingo, 1, em Brasília.

O jantar histórico teve como objetivo representar a gastronomia brasileira com receitas chefs importantes de várias regiões do Brasil e para acompanhar todos os comes, o menu trouxe um bebes.

E é aí onde mora o perigo.

A responsável pela bebida é nada menos que a nutricionista e chef de cozinha Bela Gil, que além de proprietária do vegano Camélia Òdódó é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico e integrou o núcleo técnico do grupo de transição da área de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O drink é o Gil Tônica, gin tônica com flor de clitória.

Gin é um produto tradicionalmente inglês e a flor de clitoria (ou feijão-borboleta) tipicamente asiática.
Em comum, duas coisas. Eles cruzaram os mares para chegar aqui e chegaram aqui apenas por conta de tendências de consumo, moda.

Acontece que o drink destoa de todo o menu, maravilhoso por sinal. A brasilidade, regionalismo, riqueza originária dos nossos ingredientes não estava presente no drink e dezenas de pessoas apontaram e discutiram o assunto nas redes sociais nos últimos dias.

Por mais que nós aqui do Mixology News carreguemos um profundo respeito e admiração pelo trabalho da Bela Gil, nós temos sim algumas inquietações e questionamentos, que deveria ser feita por todo brasileiro.

Com tanta cachaça boa, onde o Brasil etílico esteve na posse do Brasil? Onde foi parar a caipirinha nessa história? E o Rabo de Galo?

Com o resgate da cultura indígena nas últimas décadas descobrimos inúmeros fermentados ancestrais como Cauim, Mocororó, Aluá, Tucanaira, Caxiri, Pajuaru, Caiçuma entre outros.

Onde estavam representados os diferentes hábitos regionais de consumo como a Tiquira (MA), Consertada (SC), Batidas (Sudeste), Taboa (MT), Netuno Gengibre (BA), Cataia (PR), Cravinho (BA), Garrafadas (PA) e Canjinjin como na foto abaixo com as senhoras da Vila Bela da Santissima Trindade (MT) em sua tradicional Dança do Congado?Com a gigante complexidade sensorial dos nossos ingredientes brasileiros, onde está o Cambuci, Caju, Grumixama? A Goiaba, Jabuticaba e Pitanga? Pequi, Barú, Araticum? Cajá, Mutamba e Umbu? Butiá, Araçá e Bergamota?

Veja bem, não há nada de errado em um gin tônica com clitória, mas parece um tanto desconectado, incoerente que esse drink viesse a ser escolhido como o representante do Brasil nesse jantar onde a cozinha dava o seu melhor em ancestralidade e regionalismo.

Fato menor, mas que precisa ser apontado e registrado é a infeliz não representatividade de algum (qualquer um) profissional do ramo da coquetelaria nesta missão. De preferência, um que historicamente se alinhe com os valores e interesses nacionais.

Parafraseando Silvio Almeida, atual Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil em seu discurso emocionante de posse; a organização do jantar seria mais feliz se assumisse o compromisso de que:

Bartenders do Brasil, vocês existem e são pessoas valiosas para nós.

o que é flor de clitoria?
A flor de clitória, (clitoria ternatea), no Brasil conhecida também como feijão borboleta ou cunhã, leva este nome devido à semelhança com a genitália feminina, tem a cor azulada e é usada no sudeste da Ásia como alimento natural de coloração. Além da flor, o drink que será oferecido no jantar leva água tônica.

As flores são muito delicadas, abrem durante o dia, fecham à noite e às vezes, duram por apenas 24 horas.
A clitória, como qualquer vegetal, é rica em fitoquímicos, responsáveis pelas atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiproliferativas no organismo.

Drink servido no restaurante

Quem ficou curioso em provar o Gil Tônica, pode experimentar no restaurante de Bela Gil, localizado na Rua Girassol, 451, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

No menu do restaurante Camelia Òdódó, a descrição do drink vendido a R$ 43, surge como “Gin de clitória e tônica”. Vale lembrar que a maneira mais correta de descrever a bebida seria Gin com clitória, já que a bebida não é feita a partir da flor da clitória, e sim com a adição da flor da clitória.

Essa é a mesma premissa que observamos para o caso de Cachaça de Jambu, que deveria ser chamado popularmente de Cachaça com jambu, ou melhor ainda, de Aguardente composta com jambu (mesmo erro cometido em outro drink do menu do restaurante).

aprenda a receita

A Revista Cláudia apurou a receita do drink que é servido no restaurante Camelia Òdódó, em SP.
Confere aqui a receita!

Gil Tônica

60 ml de gin (para a infusão)
1 flor de clitória (para a infusão)
2 fatias de limão siciliano
125 ml de água tônica orgânica
1 ramo de alecrim
30 ml de gin infusionado
1 flor comestível para decorar

Para a infusão
Em uma jarra, adicione o gin e a flor de clitória. Deixe até o gin ficar azulado.

Para o drink
Em uma taça de gin, adicione bastante gelo, fatias de limão, a tônica e o ramo de alecrim. Cuidadosamente, vá adicionando o gin infusionado, criando uma camada roxa na bebida. Finalize com uma flor decorativa. Na hora de beber, misture todos os ingredientes.

créditos da foto do drink: Lívia Wu e Roberto Seba/Revista Cláudia

Confira o cardápio completo

Através deste cardápio, autoridades estrangeiras e convidados do Itamaraty puderam  fazer uma verdadeiro passeio gastronômico pela diversa culinária brasileira. Confira abaixo cardápio completo do jantar da posse de Lula.

Kátia Barbosa: Bolinho de feijoada
Nara Amaral: Casquinha de castanha com farola de licuri
Casa de Mainha: Acarajé
leda de Matos: Pudim de tabuleiro de tapioca
Bela Gil: Gin tônica com flor de clitória
Kalymaracaya Nogueira: ho’o xanena xupu (mojica de mandioca com peixe)
Paulo Machado: Arroz carreteiro com ovo e PANCS
Saulo Jennings: Bolinho de piracuí

Canapés
Saladinha de bacalhau com rúcula e manga
Mini ratatouille na barquete de espinafre
Torradas com creme de queijo ao lemon pepper e camarão
Crispy de carne de sol nas natas sobre torradinha
Queijo coalho com banana assada e melaço de cana
Coxinha de pato com molho de laranja
Bolinha de queijo
Pastel de corne seca acebolada
Bolinho de bacalhau
Croquete de carne com mostarda escura
Cestinhas recheadas com bobó de camarão
Tapioca com queijo Canastra
Caldinho de feijão

Nas ilhas estavam servindo Polenta com ragu de rabada e agrião, Frango ao molho de coco, Moqueca de robalo com farola de castanha do Pará, Macarrão gravatinha ao molho de tomate com maxixe salteado, abobrinha e ora pro nobis

As sobremesas servidas eram Brigadeiro, Flor de coco, Mousse de cupuaçu e Doces do Carmo do Rio Claro

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!