AMZ Tropical Gin é um dos novos produtos nacionais que surpreenderam o Brasil em 2022, pela sua potência e sutileza na presença do jambu em um dry gin

AMZ Tropical Gin é um gin no estilo dry gin com boas notas de zimbro e coentro e a presença de outros 11 botânicos, entre eles, a flor de jambu, pérola da Amazônia que conquistou a gastronomia do Brasil nos últimos anos.

O AMZ é  produzido a partir de flores selecionadas de jambu, colhidas de pequenos produtores de cultivo familiar do interior do Pará. É o jambu, rico em espilantol, que promove a sensação elétrica que faz tremer a boca, língua e lábios e adormecer os sentidos por alguns momentos.

O produto é uma iniciativa do empresário paraense Leandro Daher, que percebeu o boom do gin em todo o mundo e lamentava não ter nenhum gin de qualidade que expressasse os sabores da Amazônia. “Juntei a minha paixão pelo gin à uma oportunidade de mercado, que hoje é um grande orgulho para mim e muitos amazonidas.” afirma Daher.

Mas ele afirma que não pretende parar por aí. Outros rótulo já estão em desenvolvimento, sempre com o objetivo de valorizar os sabores regionais do Norte à destilados de alta qualidade à um preço acessível em todo o Brasil.

Os botânicos e as notas sensoriais

O AMZ é produzido a partir de álcool de cereais e outros 13 botânicos, como o zimbro alemão, semente de coentro, flor de jambu, limão siciliano, laranja bahia, lavanda, hibisco, alcaçuz, pimenta rosa, pimenta jamaica, castanha do pará, lírio florentino e cardamomo. Sua garrafa possui 700 ml e graduação alcoólica de 42%.

Sensorialmente, o AMZ é um bebida potente, límpida e fresca. No nariz, nota-se a harmonia entre o zimbro e o jambu, dupla protagonista da bebida. Na boca, o jambu é o carro chefe e ele se apresenta robusto e fresco, balanceado pelas notas cítricas do coentro e limão e e com um final oleoso e apimentado. Seu aftertaste é longo com uma elegante nota herbácea refrescante.

Mas o que é Jambu?

De acordo com Patrícia Dijigov, da Escola de Botânica, em matéria para a revista The Alchemist, da Gin Flavors, o jambu “é uma planta herbácea da família Asteraceae, mesma dos girassol e camomila, originária da América do Sul.”  O jambu é extremamente popular na culinária nortista, desde Amapá até o Pará, mais presente no tacacá e o tucupi.

É por conta do espilantol, substância presente no jambu, que todos que mastigam o jambu sentem seus lábios, línguas e mucosas dormentes. Apesar de carregar espilantol nas folhas e haste, é na flor que encontramos espilantol em maior quantidade.

De onde vem o jambu utilizado na AMZ?

A imagem ao lado é da própria plantação de jambu que fornece a flor para AMZ.

De acordo com Daher, “o nosso jambu é plantado e colhido por dois irmãos que possuem uma agricultura familiar em Castanhal, cidade próxima da capital Belém, no Pará. Lá eles fazem todo o processo manualmente, desde o plantio irrigado das mudas, toda a adubação orgânica, a colheita manual e até o preparo da secagem das flores selecionadas para gente.”

Que drinks clássicos experimentar com AMZ?

Na história da coquetelaria receitas clássicas costumam receber um twist, uma releitura em algum momento ou lugar do mundo.

Algumas receitas clássicas à base de gin caem muito bem com um toque de jambu, principalmente um Dirty Martini (variação do Dry Martini com água de azeitona), ou ainda um Fitzgerald (drink criado por Dale De Groff a base de gin, limão, açúcar e bitter) foto ao lado.

Experimente ainda um Tom Collins (drink refrescante à base de gin, limão, açúcar e água com gás) ou um Basil Smash (clássico moderno a base de gin, manjericão, limão siciliano e xarope de açúcar).

Além dessas sugestões, existem diversos drinks autorais que caem bem com AMZ Gin e que compartilharemos com você nos próximos dias.

Benefícios do consumo do jambu

De acordo com a nutricionista Dra. Patrícia Leite existem inúmeros benefícios do consumo in natura ou cozido do jambu. Conheça alguns:

Ação antioxidante e vasorrelaxante – A escopoletina, que é encontrada na planta, é ativa no combate dos radicais livres que causam doenças como o câncer e o envelhecimento das células.
Efeito Diurético – Ótimo benefício para pessoas com tendência ao inchaço pelo acúmulo de líquidos no corpo.
Propriedades Afrodisíacas – Testes preliminares em roedores demonstraram que o uso do jambu apresentou um potente aumento da libido sem causar maiores danos.
Efeito Analgésico – Estudos preliminares notaram o efeito amenizador de dores ao aplicar a planta na pele de alguns roedores mas os dados ainda não são conclusivos para humanos.
Elevação da produção de Colágeno – O colágeno é uma proteína importante para a firmeza e sustentação da pele como para a cicatrização do tecido.

De Belém para o Brasil e o mundo

Desde o seu lançamento no início de 2022, AMZ esteve presente principalmente em Belém do Pará. Agora é possível encomendar AMZ em todo o Brasil, tanto pelo e-commerce www.amzgin.com ou ainda pelo whatsapp  da marca 91 9901-1108.

Para bares e restaurantes em São Paulo, a marca já iniciou uma operação local, então é possível receber através da sua distribuidora.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!