Conheça os semifinalistas do Bacardi Legacy 2018/2019

Na segunda feira, 05 de novembro, 10 bartenders classificados para a semifinal do Bacardi Legacy 2018/2019 se apresentarão com seus coquetéis autorais para disputar as 3 vagas disponíveis para a grande final da competição.

O Bacardi Legacy é a grande oportunidade dos bartenders deixarem através do seu drinque de assinatura seu legado na coquetelaria global.

Neste primeiro post, apresentamos à você 5 dos 10 finalistas e suas respectivas receitas. Na sequência, divulgaremos o perfil e as receitas dos demais finalistas.

Mario Oliveira

O bartender paulistano Mario Oliveira possui 24 anos e acumula sua segunda classificação para o Bacardí Legacy.

Ele esteve presente na edição 2017/2018 do Bacardí Legacy como um dos 10 semifinalistas, não chegando à grande final.

Na etapa, apresentou o Bresa, seu drinque de assinatura e que você ainda pode aprender a preparar neste link aqui.

Ao completar 18 anos, foi integrado à equipe de bar do Mestre Derivan, no Bar Número. Anos depois, seguiu sua jornada para uma breve passagem pelo G&T Bar, ambos no bairro dos Jardins, em SP.

Há mais de um anos é chefe de bar do Nakka, restaurante japonês Nakka, também no bairro dos Jardins, São Paulo onde tem a oportunidade de executar carta criada pela bartender Jéssica Sanchez, do Vizinho do Rio de Janeiro.

Seu drinque Bonanza, preparado com método throwing e servido em um copo baixo com cubo grande de gelo – uma tendência dessa edição, combina Bacardí Carta Oro, vermute tinto, shrub de mel, bitter aromático e é destaque na foto da matéria.

Michelly Rossi

A experiente bartender Michelly Rossi chefia o bar do pequeno e competente Fel, localizado no centro de São Paulo e que traz à tona os clássicos da coquetelaria que foram esquecidos de 1862 a 1951.

O currículo de Michelly é extenso e por muitos anos ela esteve presente em bares da cena paulistana e entre todos os balcões que passou, destaque para balcões como o Alberta#3, A Casa do Porco, Clos de Tapas e por fim o premiado Frank Bar, por onde esteve por quase dois anos.

Michelly se classificou com o seu Blackbird, homônimo ao clássico musical dos Beatles no ano de 1968, um drinque à base de Bacardí Reserva 8 Años, Jerez Manzanilla, Amaro e bitter de laranja.

Blackbird é um drinque de preparo razoavelmente fácil, misturado em throwing e servido em um copo baixo com um cubo grande de gelo e um zest de laranja bahia.

Diferente da etapa anterior que não possuía nenhuma mulher na semifinal, Michelly chega como uma das 3 mulheres que integram a lista dos finalistas desse ano.

Tom Oliveira

Tom Oliveira é bartender há mais de uma década começou sua trajetória de bar no Vegas Club e de lá em diante circulou por inúmeros bares do centro de São Paulo.

Dos mais relevantes, bares como The Edge, Lions, Alberta #3, Rock & Breja, Tex e por último o Home SP, onde pode se focar mais na coquetelaria e criar uma carta de assinatura.

Esteve entre três finalistas do Most Imaginative Bartender 2017 de Bombay Sapphire com sua receita Oiapoque ao Chuí, que você pode conferir aqui.

Desde 2017 Tom está em Florianópolis tendo passado pelo Santo Trago e Empório Capella Café. Atualmente trabalha autonomamente com eventos, consultorias e workshops, através de sua empresa, a Gipsy Cocktail.

Para o seu coquetel classificado Ocho Maneras, Tom utilizou Bacardí Reserva 8 Años,  St. Germain, vermute seco, bitters de laranja e tintura salina.

De fácil preparo, é um coquetel mexido e servido em copo baixo. Um belo cubo de gelo ajuda na experiência e os óleos essenciais da laranja bahia finalizam a receita.

Marco Ruiz

Marco Ruiz é bartender caipira, ou então, “do interior de São Paulo”. Vem lá de Sorocaba, a quarta maior cidade do estado paulista e é lá, no Café da Vila, um misto de café bar e bistrô onde ele prepara seu repertório de receitas clássicas e autorais.

Marco é o primeiro representante de São Paulo que não reside e trabalha na capital da coquetelaria brasileira e mostra com isso, cada vez mais a importância que bons bares e bartenders tem em todo o interior do Brasil.

Foi com o drinque Utopia que Marco Ruiz se classificou entre os dez semifinalistas deste ano se tornando talvez o nome mais inesperada da competição.

Drinque potente e aromático que combina Bacardí Reserva 8 Años, vermute seco, xarope de chá earl grey, licor de tangerina bitter aromático e ramo de alecrim.

Para preparar é fácil, amasse um ramo de alecrim e misture junto com todos os ingredientes em um mixing glass com gelo até gelar.

Passe para um copo baixo com um cubo de gelo e finalize com um ramo de alecrim e laranja desidratada.

Pedro Neto

Diretamente da Ilha da Magia, a conhecida cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Pedro Neto é um dos representantes sulistas dessa edição do Bacardí Legacy 2018/2019.

Conhecido também como Peu Neto, é bartender do Casa Quatro Oito, misto hotel e bar e atende em consultorias e treinamentos pela Soma Coquetelaria.

Chèri é a sua receita de assinatura para essa edição do Legacy e combina ingredientes pra lá de inusitados.

Bacardí Carta Blanca, Martini Riserva Especiale Ambrato, bitter amaro italiano, puré de lichia Monin, suco de limão siciliano e xarope de açúcar fazem parte dessa receita frutada e instigante.

O método de preparo é simples. Coloque tudo em uma coqueteleira com gelo e bata vigorosamente. Coe para uma taça coupé previamente gelada e finalize espremento os óleos de uma casca de limão siciliano sobre o drinque e decore com uma casca de limão siciliano.

Uma surpresa desta edição é a alta presença de bartenders do sul do país e a ótima classificação deles. Em Santa Catarina, Pedro Neto e Tom Oliveira representam o estado. Já no Paraná, três competidores se classificaram, colocando de maneira inédita metade semifinalistas da competição na região sul do país.

Completando o time de semifinalistas estão os bartenders Anderson Santos, Andrea Koga, Andreia Oliveira, Ariel Todeschini e Roddy Oliveira, que apresentaremos na sequência. Boa sorte a todos os competidores! 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!