Aprenda a preparar o Bresa, drinque de assinatura do bartender Mario Oliveira

Era uma vez um nobre bartender, que tal como outros bartenders, recebeu um pedido inusitado em seu balcão. O exigente cliente exigia um coquetel que levasse mel, limão e vinagre. Ingredientes disponíveis no bar, mas que demandam um esforço para serem combinados com perfeição para formar um sabor agradável.

A riqueza maior que a vida nos oferece não está escrita em um livro, ou no fundo de um copo servido. O segredo está justamente no aprendizado que cada experiência traz para quem se aventura a buscar seu pote mágico de riquezas.Bresa é o nome do drinque criado pelo Mario Rafael Oliveira e que homenageia uma paródia contada por Malba Tahan. Na história, Enedim, um pobre alfaiate que sonhava em ser rico, encontra um livro chamado “O segredo do tesouro de Bresa” que é escrito em vários idiomas e repleto de cálculos matemáticos.

Depois de decifrar todas as muitas línguas e cálculos escritos, Enedim acaba se tornando rico e poderoso, sem nunca achar um mísero pote de ouro.  Da mesma forma, o esforço do bartender em criar uma receita pode render mais do que um bom drinque. E foi o que Mario conseguiu, um belo aprendizado e uma excelente história para contar sobre sua trajetória.

O coquetel faz referência ao tempo e os aprendizados que ele nos dá, com ingredientes simples, mas bem conectados à proposta. Tópicos  como ‘Exploração dos insumos’ e até ‘Técnica utilizada’ foram pautados durante a criação, não é a toa que leva rum envelhecido por 8 anos, licor francês de flor de sabugueiro, mel, vinagre e clara de ovo.

De uma família ligada ao bar, Mario já esteve no Bar Número na equipe de bar do Mestre Derivan e na sequência assumiu o G&T Bar Jardins, por onde esteve até o final de 2016. Desde 2017, está na equipe do Nakka, restaurante japonês no bairro dos Jardins, em SP. Ainda novato em campeonatos, chegou nas semifinais do Diplomático World Tournament 2015, Most Imaginative Bartender 2016 e Bacardi Legacy 2017. O caneco de ouro ainda não veio, mas o aprendizado….

Até o momento o Bresa não está em nenhuma carta de drinques. Criado especialmente para a etapa brasileira do Bacardi Legacy em 2017 o coquetel funciona como uma carta na manga e pode ser executado sempre que solicitado no balcão.

APRENDA A RECEITA

Bresa

50 ml de rum Bacardi 8 Años
20 ml de licor St. Germain
25 ml de suco de limão siciliano fresco
20 ml de shrub de mel
20 ml de clara de ovo pasteurizada

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira sem gelo e aplique o método dry shake.
Em seguida, acrescente gelo e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça coupé e decore com uma cereja amarena espetada em um palito. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!